Chama-se 360 o novo conjunto de serviços desenvolvido pela Vodafone, uma suite que pretende melhorar a experiência de Internet no telemóvel, envolvendo também o PC, que será lançado comercialmente em breve.

Entre as funcionalidades oferecidas, o Vodafone 360 vai permitir reunir, a partir do telemóvel e de forma integrada, contactos telefónicos e de email, redes sociais, messaging, entretenimento e conteúdos.

Activado a partir da Internet, acedendo ao portal www.360.com, o serviço prevê a sincronização automática permanente entre o telemóvel e o computador de modo a manter actualizados todas as aplicações.

Os utilizadores terão acesso às suas fotografias, jogos, aplicações e mapas, sendo possível partilhar as músicas favoritas e até a sua localização com os grupos de amigos escolhidos, assim como publicar actualizações de estado.

Apesar de anunciado, o Vodafone 360 ainda não está comercialmente disponível, algo que segundo António Coimbra, CEO da operadora em Portugal, deverá acontecer em breve, "a tempo do Natal", especificou durante a conferência de imprensa de apresentação da plataforma.

No lançamento, o serviço surgirá em dois equipamentos exclusivos produzidos pela Samsung, de acordo com as especificações da Vodafone.

A plataforma estará também disponível para vários telefones Nokia que poderão ser adquiridos pré-carregados, sendo igualmente possível fazer o download do Vodafone 360 para mais de 100 modelos de telemóveis, garante a operadora.

Sem divulgar os futuros preços dos terminais, a Vodafone referiu que os mesmos terão tarifários associados que prevêem o tipo de consumo exigido para um serviço em que se prevê uma ligação permanente à Internet.

Esta é uma oferta para "manter a Vodafone na vanguarda dos serviços para telemóveis", segundo António Coimbra, que espera fazer chegar o 360 a 50 por cento da base de clientes da operadora, no espaço de três a cinco anos.

"O serviço Vodafone 360 vai liderar a revolução dos smartphones, é aliás um passo em frente pela integração internet-telemóvel-computador. Este vai ser o futuro das comunicações pessoais", garantiu o presidente executivo da Vodafone.