
O roubo de cobre não pára de crescer e só em 2011 terá sido responsável por atrasar mais de 1.000 comboios. Nos últimos dois anos acima de 400.000 clientes da Portugal Telecom ficaram sem comunicações pelo mesmo motivo.
Em tempo útil, o prejuízo traduz-se em 33.000 minutos de atrasos nas linhas ferroviárias e em 2,8 milhões de minutos sem acesso aos serviços de telecomunicações.
Segundo o jornal Público, que avança os dados, quilómetros de fio desaparecem todas as semanas, deixando ruas, bairros e aldeias inteiras sem luz.
Postos de transformação e subestações da EDP são assaltadas diariamente e só em 2011, a empresa registou uma média de 14 ocorrências por dia.
De acordo com números divulgados no início do ano pela Guarda Nacional Republicana (GNR), citados pela imprensa, o roubo de cobre nos primeiros oito meses de 2011 quase duplicou comparativamente com todo o ano de 2010.
Os dados dão conta que entre 1 de Janeiro e 31 de Agosto de 2011 registaram-se 5.931 ocorrências relacionadas com furto de cobre, quando ao longo de 2010 foram contabilizadas 3.726.
Os prejuízos com os furtos também aumentaram significativamente. Nos primeiros oito meses do ano passado, ascenderam a 19,3 milhões de euros, comparativamente aos 8,2 milhões do ano anterior.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários