Um estudo da União Europeia já mostrou que o consumo médio dos equipamentos elétricos em stand-by representa cerca de 11% da energia total consumida numa habitação. Uma análise da Selectra, especialista na comparação de tarifas, vem agora mostrar mais em detalhe o impacto destes equipamentos na fatura mensal de eletricidade.

A empresa fez as contas e concluiu que numa habitação com um microondas, duas televisões e respetivas boxes, quatro carregadores ligados à tomada em simultâneo e três computadores, a fatura de eletricidade vai aumentar mensalmente em 5,56 euros, se estes dispositivos permanecerem sempre ligados à eletricidade, mesmo quando não estão a ser usados. Por ano, o impacto aumenta para os 66,72 euros. Os números são indicativos e vão variar consoante os hábitos em cada família e tendo também em conta a potência contratada ou o tipo de tarifa.   

Neste caso, o cenário tem por base uma potência média contratada de 6,9 kVA e considera-se que um computador está em stand-by 5 horas diárias, a televisão cerca de 16 horas, um carregador 19 horas, a Box dos serviços de televisão 16 horas e o microondas cerca de 23 horas. 

Adverte-se também que entre os equipamentos eletrónicos mais comuns em casa, o menos “gastador” é o carregador do telemóvel. O que gera maior consumo em stand-by é o portátil e logo a seguir o televisor e a respetiva box.

Tendo em conta estes pressupostos, pode fazer as suas próprias contas, tendo por base um cálculo do impacto mensal no preço da fatura da luz de cada equipamento, em função do tipo de tarifa de eletricidade aplicável à sua residência.   

tek selectra
créditos: Selectra

Os preços da eletricidade têm sido um tema em debate, na sequência da escalada de preços desta energia desde meados do ano passado. Em Portugal foi concretizado há dias o aumento de 3% nos preços da eletricidade para o mercado regulado, por decisão do regulador, a ERSE, numa decisão que afeta as 933 mil famílias afetas a este regime e que reflete essa tendência. 

Esta semana o tema dos preços da energia elétrica foi também discutido pelos ministros das finanças da União Europeia. Entretanto, no mercado ibérico de eletricidade, os preços grossistas da energia elétrica continuam a bater recordes. Esta quarta-feira foi atingido um novo máximo.