A Siemens e o Instituto das Telecomunicações assinaram um acordo parassocial que "visa a criação de sinergias que garantam uma cooperação científica e o desenvolvimento de projectos conjuntos entre as instituições que compõem a rede de conhecimento do Instituto de Telecomunicações", explica um comunicado.



O mesmo documento dá conta de que a Siemens se torna a primeira associada do Instituto das Telecomunicações desde a sua criação em 1991.



A empresa alemã tem vindo a realizar várias parcerias que intensificam o espaço dedicado às actividades de investigação em Portugal. A mais recente teve lugar na semana passada com a Universidade de Aveiro e visa a instalação de um núcleo de investigação para a área das telecomunicações no campus universitário, que terá como objectivo desenvolver trabalhos de investigação avançada na área da fibra óptica e das plataformas de gestão para as telecomunicações.



O grupo escolheu também Portugal para fixar o seu principal laboratório multimédia dedicado à investigação e desenvolvimento na área das aplicações e sua integração com redes IP, GPRS e UMTS, inaugurado já este ano.



O Instituto de Telecomunicações é tutelado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e tem como principal objectivo criar e disseminar conhecimentos na área das telecomunicações.



Notícias Relacionadas:

2004-11-11 - Campus universitário da UA recebe laboratório de investigação da Siemens

2004-06-03 - Portugal acolhe laboratório multimédia da Siemens para 3G e banda larga