A Siemens assinou um contrato exclusivo com a Airbus para desenvolverem uma solução baseada em GSM (Global System for Mobile Communication) que permitirá a realização de comunicações móveis nos aviões da companhia já no próximo ano. Mediante o acordo, a Siemens ficará responsável pelo fornecimento da tecnologia e à Airbus cabe a tarefa de a inserir nos sistemas electrónicos das aeronaves. A fabricante de aviões tem ainda a responsabilidade pelo marketing e manutenção da solução.



O sistema estará operacional durante a segunda metade de 2006 e permitirá aos passageiros aéreos usarem os seus próprios equipamentos móveis para realizar chamadas ou navegar na Internet. Esta solução será introduzida através de uma estação de base nano-GSM/GPRS colocada no tecto dos aviões, que permite a recepção de dados a partir de um telefone móvel, computador ou organizer em qualquer lugar. O produto é baseado em IP e é ligado ao GSM terrestre com auxílio da tecnologia, via satélite.



Para concretizar o projecto é preciso garantir que a solução não interfere com os sistemas do avião durante o voo. A tecnologia desenvolvida pela Siemens será desenhada para que um dia possa receber mais capacidade GSM ou outras tecnologias como WLAN.



"A capacidade de utilização de telemóveis durante o voo faz parte do desejo de muitos passageiros que viajam por questões de negócio ", explicou Christoph Caselitz, presidente do segmento de negócio da Siemens.



Resta saber como serão divididas as receitas entre as operadoras móveis, as companhias aéreas, as operadoras de satélite e os fabricantes de aviões.



Notícias relacionadas

2005-06-27 - Maioria dos passageiros aéreos é contra o uso de telemóveis a bordo


2005-06-24 - Autoridades europeias dão parecer favorável à utilização de telemóveis nos aviões


2004-12-12 - Vodafone testa ligação da Connexion para serviços de dados móveis em aviões