Fica hoje disponível para download a versão beta do Skype para Windows Phone. O resultado é uma solução totalmente personalizada à medida do interface Metro, anunciou a empresa no seu blog oficial.

A aplicação resulta de um esforço das duas empresas para criar "uma experiência única" do serviço de Voz sobre IP para a plataforma da Microsoft, que adquiriu o ano passado a empresa responsável pela criação do Skype, por 8,5 mil milhões de dólares.

Assim, era esperado que o lançamento de uma aplicação dedicada ao Windows Phone se revestisse de especiais cuidados e alterações ao nível do design. O interface continua a apresentar imagens de marca do Skype, como a predominância do azul, mas o estilo dos botões e a organização dos menus respeitam a dinâmica introduzida pelo sistema operativo móvel da Microsoft.

Recorde-se que a gigante de Redmond está a levar a cabo esforços para estender este tipo de experiência a todos os produtos com a sua marca, incluindo no próximo sistema operativo Windows 8 e no Xbox Live.

O Skype para smartphones com SO da marca foi "vítima" da mesma personalização, como se pode ver no vídeo disponibilizado pela empresa, que reproduzimos abaixo. Ao nível das funcionalidades mantêm-se as características presentes nas versões da aplicação para outras plataformas, como a possibilidade de fazer chamadas de voz e vídeo gratuitas - suportadas em redes 3G, 4G e Wi-Fi - entre utilizadores do serviço.

A app para Windows Phone é compatível com versões do SO a partir da 7.5 (também conhecida como Mango), como os Nokia Lumia 710 e 800 e o HTC Radar. Ficou também prometida para abril uma versão final da aplicação.

Para descarregar o Skype para Windows Phone Beta é preciso aceder a este endereço a partir de um smartphone compatível com a aplicação.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes