Será conhecida ainda este mês a proposta da Comissão Europeia para as tarifas aplicadas às mensagens de texto trocadas em roaming. O assunto tem vindo a ser estudado pelos reguladores europeus e pela própria Comissão que já referiu por diversas vezes a necessidade de harmonizar preços nos vários países da União Europeia, como fez no ano passado com as chamadas móveis internacionais.

Na edição de hoje o Diário Económico cita fontes comunitárias para garantir que o tecto máximo a propor ainda durante o mês de Setembro pela equipa de Viviane Reding será de 11 cêntimos, um valor ao qual tem de ser somado IVA.

A confirmar-se o valor, este revela-se muito acima do praticado em média pelos operadores da região, que apontavam para uma tarifa média por mensagem de 29 cêntimos.

O calendário europeu prevê que a proposta da comissária europeia da Sociedade da Informação seja votada em Conselho de Ministros Europeu no próximo dia 29 de Novembro e em seguida enviada para o Parlamento Europeu. Sem percalços, as novas regras para as mensagens em roaming deverão entrar em vigor em Agosto do próximo ano.

Notícias Relacionadas:
2008-07-15 - SMS em roaming vão passar a custar 11 cêntimos