Na semana em que se assinalam os 20 anos de existência do SMS, a Marktest apura que três quartos dos portugueses que utilizam telemóvel recorrem ao serviço.


De acordo com os dados da empresa de estudos de mercado, 6,4 milhões de utilizadores de telemóveis tiram partido do serviço de mensagens de texto, o correspondente a 75,3% do total de utilizadores de telemóvel, uma percentagem que aumentou no último ano.



Na última década os níveis de utilização do SMS mantiveram-se estáveis, rondando os 70% dos utilizadores, apontam os mesmos dados.



Entre homens e mulheres, ou entre regiões do país, há poucas diferenças na forma de utilizar o SMS. Mais heterogénea é a utilização por grupos etários ou camadas sociais.

[caption]utilização de SMS[/caption]

Por camadas etárias, é entre os jovens que o serviço de SMS é mais popular. Entre os utilizadores de telemóvel dos 15 aos 24 anos 98% tiram partida deste tipo de funcionalidade. A faixa etária a partir dos 64 anos é a que menos utiliza o serviço embora, ainda assim, 23,8% dos utilizadores a partir desta idade enviem mensagens de texto.



Por classes, são as classes mais baixas quem utiliza menos o serviço e as mais altas as que mais recorrem à possibilidade de comunicar via mensagem escrita: apenas 65,6% dos utilizadores de telemóvel das classes mais baixas usam SMS; 91,3% dos utilizadores das classes mais elevadas tiram partido do serviço.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico