A Ericsson anunciou que a sua solução HSDPA está já operacional em 15 países da Ásia, África, médio oriente, Europa e América do Norte que estão a testar serviços suportados naquele upgrade à sua rede 3G.



A tecnologia é considerada uma evolução do 3G que permite duplicar velocidades e suportar novas aplicações, ou aplicações já suportadas pelo 3G mas que necessitem de maior largura de banda.



Os benefícios do HSDPA, que permite velocidades de download até 14,4 Mbps, são mais relevantes para aplicações como o acesso ao email, vídeo ou serviços de televisão no móvel, hoje ainda pouco atractivas para o mercado de massas.



Em comunicado a empresa sueca explica que a sua tecnologia está disponível em equipamentos e software comercial, suportando os testes de vários operadores que preparam o seu lançamento comercial.
Face ao número de pilotos em curso, a Ericsson prevê que no decurso de 2006 sejam comercialmente lançadas as primeiras redes HSPDA, baseadas na sua solução tecnológica.



A Ericsson garante que detêm a liderança do mercado de soluções para operadores de rede nas tecnologias GSM/ EDGE/WCDMA com uma quota de mercado a rondar os 35 por cento, que em 2007 deverão dar suporte a 80 por cento dos subscritores móveis em todo o mundo. A empresa prepara-se também para garantir uma posição forte no HSDPA, que durante o congresso anual da APDC demonstrou em Lisboa.



Notícias Relacionadas:

2005-11-08 - Ericsson demonstra soluções tecnológicas parcialmente
desenvolvidas em Portugal


2004-11-05 - Ericsson experimenta tecnologia de comunicação de maior velocidade no 3G

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.