A Sony Ericsson apresentou hoje quatro terminais que dominam a oferta da joint-venture do produtor de conteúdos e fabricante de terminais (Sony e Ericsson) para a segunda metade do ano. Ao T230, T600 e Z200 poderá juntar-se mais um terminal a lançar junto ao final do ano, destinado ao segmento profissional, o único não coberto pelos lançamentos de hoje adiantou José Brandão, site manager da empresa e porta-voz para o mercado português, ao TeK.



O T230 marca o fim dos terminais fabricados pela Sony Ericsson com ecrã a preto e branco. É um terminal com um ecrã de 4096 cores, MMS, permite adicionar câmara e dispõe de uma forte componente de entretenimento. Entre os jogos já incluídos contam-se a adaptação para telemóvel do V-Rally2, um jogo para Playstation. O T230 deverá custar cerca de 100 euros em operador e é um aparelho destinado ao mass market.



O Z200 e o Z600 representam a estreia da marca em terminais formato concha, um design muito utilizado por fabricantes concorrentes como a Samsung. Segundo José Brandão a aposta da marca no novo desenho vai continuar e "deve-se ao facto da componente de entretenimento ter um peso muito importante entre as funcionalidades destes aparelhos, pelo que houve a necessidade de aumentar o tamanho do ecrã sem aumentar o tamanho do aparelho".



O Z600 conta com ecrã de 65 mil cores TFD, tampas substituíveis, câmara incluída com tecla dedicada a partir da qual é possível tirar uma foto, guardar e enviar (sistema Quickshare). Este terminal é compatível com o acessório Gameboard – também apresentado hoje - semelhante a um comando de consola e com as mesmas funcionalidades. Este terminal deverá estar disponível no mercado por cerca de 300 euros, em operador. O Z200 é semelhante ao Z600 embora não inclua câmara e esteja focado num público jovem.



A Sony Ericsson anunciou ainda uma parceria com a Turner Broadcasting, empresa que detém o Cartoon Network, com o objectivo de desenvolver conteúdos para telemóvel. Em resultado do acordo - com efeitos já este mês - conteúdos como jogo, toques, sreensavers e wallpapers com personagens animadas do canal televisivo estarão disponíveis para download na secção Fun & Downloads, disponível no site do fabricante. Numa primeira fase, os utilizadores têm disponíveis personagens das series Bear's Pic-A-Nic, Dexter's Laboratory Security Alert e The Flintstones. Segundo a empresa, estes conteúdos são actualizados constantemente.



José Brandão continua a prever que no final do ano a Sony Ericsson detenha uma quota no mercado português de cerca de 10 por cento. Sem avançar números, o responsável garante que as vendas do primeiro semestre do ano superaram os valores atingidos em todo o ano de 2002.



Ao TeK, o responsável explicou ainda que a marca já está a disponibilizar terminais UMTS aos operadores clientes da divisão de redes da Ericsson. Estes operadores, cerca de 40 em toda a Europa, são os primeiros a receber terminais da marca que no início do próximo ano deverá estar em condições de colocar no mercado aparelhos não destinados a estes clientes.



Nota de Redacção: A notícia foi alterada para corrigir o cargo do responsável da Sony Ericsson em Portugal, presente na conferência de imprensa de apresentação de novos produtos.



Notícias Relacionadas:

2003-03-07 - Sony Ericsson revela telemóvel multimédia T610 e apresenta terminal 3G

2002-06-18 - Sony Ericsson revela nova linha de telemóveis com capacidades MMS