À semelhança do que se passa noutros mercados europeus, a passagem da fasquia de 100 por cento de penetração da taxa de utilização móvel, que teoricamente corresponde a um cartão por cada habitante, não está a causar o abrandamento do mercado em Portugal.

Durante o primeiro trimestre de 2006 o número de clientes de serviços móveis continuou a crescer, aumentando 1% em relação aos valores registados no final de 2005 e mais de 8 por cento face aos números de clientes no período homólogo. Os dados agora divulgados pela Anacom mostram que o mercado não abrandou e que existiam no final de Março 11,56 milhões de clientes de telemóveis, um valor que coloca a taxa de penetração do serviço nos 109,8 por cento.

Mais uma vez foram os clientes de serviços pré-pagos que voltaram a dinamizar as vendas, sendo responsáveis por um crescimento de quase 4 por cento. Segundo os dados do regulador do mercado de telecomunicações, os detentores de cartões pré-pagos correspondiam no final do primeiro trimestre a 80,6 por cento de todos os utilizadores do serviço, elevando-se a 9,319 milhões.

Os planos de assinaturas contavam, no mesmo período, com 2,239 milhões de clientes, o que corresponde a cerca de 19,4 por cento do total de assinantes.

Entre Janeiro e Março foram realizadas mais de 1,59 mil milhões de chamadas, um número 2,5 por cento abaixo do trimestre anterior. A maioria das chamadas continua a realizar-se dentro da própria rede (67,3%), sendo que as chamadas móvel-fixo representam apenas 8% do total de chamadas originadas nas redes móveis.

De acordo com a informação da Anacom, a duração média das chamadas continua a rondar os 112 segundos, com os assinantes a realizarem em média cerca de 46 chamadas por mês, das quais 31 para a mesma rede.

As mensagens escritas tiverem este período um aumento de 54,2 por cento face ao trimestre anterior, o que a Anacom atribui à adesão dos clientes do serviço às campanhas promocionais dos operadores móveis. Nestes três meses cada cliente enviou em média 75 SMS, contra 49 no trimestre anterior, totalizando as mensagens curtas enviadas os 2,61 mil milhões.

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