Um grupo de empresas tecnológicas onde se incluem a Cisco, a Intel, a Microsoft, a IBM, a Dell e a Qualcomm pediram ontem ao Congresso americano que fixasse uma data limite para a migração da plataforma analógica de televisão para digital, sem condicionantes.



O High Tech DTV Coalition considera urgente a definição de uma data concreta para o processo e explica que esta será também benéfico para o governo, tendo em conta que o espectro deixado livre será reutilizado pela indústria para fornecer serviços avançados de telecomunicações, o que deverá render aos cofres públicos entre 20 e 30 mil milhões de dólares.



Craig Barret, CEO da Intel, argumentou que o espectro deixado livre "não só será um veículo para aumentar a concorrência aos fornecedores de serviços de banda larga existentes, como servirá também para chegar às zonas rurais, a um custo relativamente baixo, dando aos consumidores que habitam em áreas com poucas hipóteses de escolha um leque de opções que nunca tiveram".



O grupo sugere que a data limite para a transição deveria ser fixada para 31 de Dezembro de 2006, um timing já previsto na legislação existente que, no entanto, acrescenta uma condicionante para a migração, quando prevê que esta apenas se realize se 85 por cento dos lares americanos estiverem preparados para receber sinal digital, possuindo uma televisão com aqueles características ou usufruindo de uma set-top-box que o converta.



Para já este requisito não é cumprido em nenhuma região americana e não deverá ser até 2006, admitiu recentemente Kevin Martin, presidente da Comissão Federal das Comunicações, cita a Associated Press. A simplificação da legislação tem sido discutida pelo Congresso que ainda não conseguiu chegar a um acordo já que existem várias concorrentes a considerar que uma migração precipitada pode ser prejudicial para o sucesso da operação.



Notícias Relacionadas:

2005-03-31 - Televisão Digital Terrestre avança hoje em França com modelo gratuito

2002-03-12 - Televisão Digital terá mais utilizadores europeus em 2006 do que a Internet

2000-11-08 - Venda de receptores de TV digital cresce 700% nos Estados Unidos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.