A Telefónica Móviles anunciou ontem ter realizado um acordo com a operadora japonesa NTT DoCoMo para a utilização da tecnologia i-mode em Espanha já a partir do primeiro semestre de 2003. Também ontem foram conhecidas as elevadas perdas financeiras sofridas pelo grupo Telefónica, que penalizaram sobretudo a operadora móvel, o que elevou à decisão de congelamento dos investimentos UMTS e substituição do presidente.




A Telefónica Móviles apresentou neste primeiro semestre de 2002 resultados negativos superiores a 4 mil milhões de euros. Os prejuízos foram também sentidos dentro da operadora fixa, a Telefónica, tendo o grupo apresentado resultados negativos de 5,7 mil milhões de euros quando no mesmo período do ano passado os lucros foram de 1.148 milhões de euros.




Face a estes resultados, a empresa decidiu congelar os seus investimentos europeus na tecnologia UMTS. A terceira geração móvel é considerada uma das principais causadoras destas perdas devido aos elevados valores que a Telefónica teve de pagar por algumas licenças que não se tiveram ainda qualquer retorno financeiro devido ao atraso da tecnologia.




Também na sequência dos resultados, foi conhecida a decisão do presidente da Telefónica Móviles, Luis Lada, de abandonar o seu cargo que ocupava deste 1994. Luis Lada será substituído por Antonio Viana-Baptista, mas irá manter-se na empresa, passando a dedicar-se à área de regulamentação e planeamento estratégico.




Apesar destes reveses, foi também ontem conhecida a decisão da empresa de licenciar a tecnologia de acesso à Internet através de telemóvel da NTT DoCoMo, conhecida por i-mode. O acordo da Telefónica Móviles com a operadora japonesa prevê a entrada em funcionamento da tecnologia no primeiro semestre de 2003.




O acordo tem uma validade de 5 anos e inclui uma cooperação tecnológica e intercâmbio de funcionários, juntando-se deste modo a Telefónica Móviles à KPN Mobile, E-Plus Mobilfunk e Bouygues Telecom que já licenciaram o sistema para a Europa.



Notícias Relacionadas:

2002-07-14 - NTT DoCoMo quer mais subscritores europeus do serviço i-mode

2002-06-16 - KPN adia lançamento de i-Mode na Bélgica

2002-04-04 - i-mode disponível na Holanda a partir de hoje

2002-03-04 - Tecnologia i-mode chega à Alemanha no final da semana