O número de dispositivos móveis com acesso à Internet irá subir dos 430 milhões em 2002 para cerca de 760 milhões em 2006, representando uma taxa composta de crescimento anual de 15 por cento, de acordo com um novo estudo da empresa de pesquisa do mercado de tecnologia de ponta In-Stat/MDR intitulado Mobile Internet Access Devices.



Segundo esta companhia, o aumento terá origem na procura por serviços sem fios de dados como email, na disponibilidade de novas funcionalidades nos produtos, em inovadoras capacidades de transferência de dados e na transição para as redes de comunicações móveis de terceira geração.



No topo da lista dos dispositivos sem fios que se prevê que registem um maior crescimento estão os telemóveis, devido ao seu elevado nível de massificação. Os dados da mesma companhia indicam que actualmente mais de um bilião de pessoas em todo o mundo são proprietárias de telefones celulares.



Mesmo assim, ainda subsistem algumas oportunidades de crescimento para os PDAs, smartphones e modems sem fios para computadores portáteis. Os utilizadores têm tendência para começarem a recorrer a dispositivos que combinam a funcionalidade de vários aparelhos actuais, optando possivelmente por dispositivos que incorporam serviços de voz e dados.



Os analistas autores do estudo aconselham ainda as operadoras a criarem e comercializarem serviços atractivos de forma a encorajar a sua adopção por novos utilizadores. O estudo da In-Stat/MDR também refere que as vendas de dispositivos com ligação à Internet em 2006 sejam 1,76 vezes superiores às registadas em 2002.



Isto deves ao facto de os fabricantes comercializarem mais dispositivos para regiões pouco saturadas e de tentarem convencer os detentores de telemóveis a adquirem outros dispositivos com acesso à Net, o que irá resultar em substituições ou reciclagem de dispositivos.


Notícias Relacionadas:

2000-09-13 - Equipamentos móveis acima dos mil milhões em 2004

2000-08-03 - Telemóveis com acesso à Internet já são quase 50 por cento do mercado

2000-05-19 - Mil milhões de utilizadores nas comunicações móveis