(Actalizada) A Portugal Telecom mostrou hoje em Monsanto os desenvolvimentos da TDT, que Zeinal Bava, presidente da empresa, acredita vai garantir maior qualidade de TV a 60 por cento da população portuguesa que ainda não tem, ou não pode ter, televisão por subscrição.

A PT compromete-se desde já a fazer as primeiras emissões a 29 de Abril em oito, 10 ou 12 localizações no Continente e Ilhas, assegurando até final deste ano 80 por cento da cobertura da população.

"Até 1 de Janeiro de 2011 queremos ter condições para dar a quem decide a possibilidade de antecipar em um ano a data de switch off definida pela CE, se assim entenderem", afirma Zeinal Bava.

O presidente da PT admitiu que, por ter sido moroso, o processo da TDT colocou Portugal na cauda da Europa, mas espera com estas novas metas conseguir recuperar e, ao mesmo tempo, ajudar a dinamizar a indústria de fabrico e distribuição de boxes, mas também de conteúdos.

A PT vai ter várias opções de boxes disponíveis, sendo que a mais básica custará 50 euros enquanto as mais sofisticadas, que permitem gravar e parar programas, serão mais caras, mas "a um preço bastante acessível para todos", salientou Zeinal Bava.

A PT vai trabalhar com "todos os fabricantes" na disponibilização das set top boxes necessárias para a descodificação do sinal em televisores mais antigos, estando a trabalhar numa espécie de certificação, já que os equipamentos serão vendidos nas lojas.

Para ajudar a divulgar a tecnologia foi criado um Fórum TDT, que junta a PT, a SIC, a RTP e a TVI, através do qual se pretende divulgar a mensagem da TDT e que tem desde hoje um site em tdt.telecom.pt.

Quando à questão da subsidiação dos equipamentos, o ministro Mário Lino voltou a garantir que o Governo vai "dar as condições necessárias" para que todos possam aceder à TDT, mas que ainda é prematuro definir o modelo, embora avance que há vários cenários que vão da subsidiação aos benefícios fiscais.

A este propósito Zeinal Bava lembrou que a Portugal Telecom tem no seu projecto a hipótese de subsidiação de equipamentos para as famílias de menor rendimento, mas que o modelo e condições ainda não estão definidos.

Nota da Redacção: [18:03] A notícia foi actualizada com mais informação.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.