
A NOS continua a apoiar as startups e PMEs a executarem os seus projetos através do Test Bed 5G e refere que 65 pilotos já foram concluídos e entregues. No total, a operadora prevê 165 pilotos concluídos, até junho de 2026, num investimento de 8 milhões de euros. Atualmente conta com 140 pilotos de novos produtos e serviços, incluindo os 65 concluídos.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
O Test Bed 5G tem como objetivo facilitar o acesso a infraestruturas e especialistas em comunicações avançadas, de forma a acelerar o desenvolvimento dos produtos e serviços de nova geração. O consórcio é liderado pela NOS, Continente, Wells, INESC TEC, CEiiA e Ericsson como parceiros.
Os projetos que saíram do laboratório 5G da NOS pretendem ser uma alavanca de aceleração para a digitalização de sectores essenciais do país. Estes incluem 24 pilotos na área da Saúde, 12 na Indústria, 11 de Smart Cities, 26 de Retalho e 67 transversais aos vários sectores. Estes são realizados na rede da NOS ou em ambiente controlado no HUB 5G, alavancado por um ecossistema tecnológico e apoio de equipas especializadas.
“Acreditamos que todos os projetos de inovação que estamos a desenvolver com a Test Bed 5G são passos essenciais rumo à transição digital e ao aumento de competitividade da nossa economia”, destaca Manuel Ramalho Eanes, Administrador da NOS. Acrescenta que tanto o 5G, como outras tecnologias interligadas e potenciadas, como a IA, Blockchain, IoT, e outras, permite gerar milhares de milhões de euros, no caso serem bem aproveitadas.
A operadora de telecomunicações diz que já investiu até ao momento cerca de 420 milhões de euros no 5G, sendo para si um vetor estratégico. Mas em paralelo, a empresa reforça a aposta em Investigação & Desenvolvimento, apontando que é a empresa portuguesa que mais investe e com mais pedidos de patentes submetidos.
Relativamente aos projetos-piloto já desenvolvimentos na Test Bed 5G, na área da Saúde destaca-se o Wisify, uma avaliação corporal digitalizada, através de uma plataforma inteligente que apoia profissionais de nutrição e fitness. Assim como a Jolicare e a Click2Care, que oferecem soluções de monitorização de idosos, apoio domiciliário, com deteção e prevenção de quedas recorrendo a tecnologia.
Do lado da Indústria, a Controltextil faz a monitorização e controlo da operação em chão de fábrica; e a Glartek, permite o suporte assistido para execução de operações industriais com base em realidade aumentada e assistência remota. Para as Smartcities, a Trigger Systems foca-se num sistema de rega inteligente e automatizado, ajudando a poupar água e energia. No Retalho, a UXPAY foca-se em máquinas de vendas inteligentes.
A NOS listou ainda alguns projetos Transversais, como é o caso da LedbyData, um sistema que facilita a realização de e-peditórios A Speedbird transporta bens através de drones, usando uma rede 5G SA. A Sensitivue é um sistema de tradução simultânea durante as chamadas telefónicas. A Noytrall oferece monitorização de consumos numa plataforma SaaS. Por fim, a CAPTEMP faz o controlo de transporte de produtos a frio.
Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O árbitro já apitou: FC 26 joga-se nas quatro linhas em formato virtual -
App do dia
Wikiloc é uma app para fãs de caminhadas que querem descobrir novas aventuras na natureza -
Site do dia
Crie música através de prompts de IA com a plataforma Mozart.AI -
How to TEK
Saiba como criar grupos de separadores no Chrome e sincronize em todos os equipamentos
Comentários