Um estudo levado a cabo pelo Instituto das Comunicações de Portugal (ICP) que realizou testes sobre a qualidade dos serviços das redes móveis GSM em funcionamento em Portugal, concluiu que se verificam algumas melhorias na qualidade auditiva das conversações e que a percentagem de chamadas bem sucedidas mantém os mesmos níveis observados em 2000, apesar do aumento do número de clientes dos três operadores.



Entre as principais conclusões a que este estudo chegou, destaca-se o facto de ter aumentado a qualidade do som das chamadas, face ao observado no ano passado, chegando a registar uma boa qualidade áudio em 80 por cento das chamadas e só 0,5 por cento com fraca qualidade.



Segundo o ICP, a análise destes resultados permite concluir que as três redes GSM a operar em Portugal apresentam na globalidade um muito bom nível de cobertura e desempenho, colocando-se a um nível igual ou superior às redes de outros países europeus que realizam testes semelhantes.



Contudo a entidade reguladora das telecomunicações em Portugal alerta para o facto de subsistem zonas de sombra na cobertura, na maior parte dos casos resultantes da morfologia do terreno que impedem a normal propagação radioeléctrica, nomeadamente nos casos das Regiões Autónomas dos Açores e Madeira em que existe uma má cobertura nas zonas menos povoadas. O ICP chama a atenção para a necessidade de se proceder por parte das operadoras a um esforço adicional de investimento para os Açores e Madeira.



O relatório publicado hoje, e disponível para consulta, baseia-se em testes de qualidade aos servidos prestados pelos operadores móveis portugueses efectuados em Abril, com três indicadores chaves: o nível de sinal, normalmente conhecido por "rede" (Cobertura); a capacidade de estabelecimento de chamadas (Acessibilidade) e a perceptividade das conversações (Qualidade Áudio). Estes testes foram realizados entre 16 de Abril e 27 de Junho de 2001, nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, em todas as capitais de distrito, nas zonas mais povoadas dos Açores e da Madeira e nos principais eixos rodoviários portugueses.




Notícias Relacionadas:

2001-05-07 - Redes móveis testadas pelo ICP

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.