O caso não é muito diferente daquele que opôs a Portugal Telecom e a Zon, em Portugal. Mas o desfecho é. A Verizon apresentou uma queixa mostrando a sua discordância em relação à utilização do termo fibra pela Time Warner Cable em campanhas comerciais, onde a empresa publicitava uma elevada largura de banda suportada na sua "avançada rede de fibra óptica". A Verizon alegou que a concorrente estava a induzir os consumidores em erro.



O conselho responsável pela análise da publicidade nos Estados Unidos analisou o caso e conclui que a utilização do termo fibra para descrever a sua oferta de banda larga era indevidamente usado pela Time Warner, já que a operadora recorre a uma infra-estrutura de cabo coaxial de fibra híbrida. Recomenda que a operadora suspenda a publicidade com este tipo de mensagem.



O sistema utilizado pela Verizon, por outro lado, assegura uma ligação de fibra até casa do cliente que está a implicar um investimento da operadora na ordem dos 23 mil milhões de dólares.



Em Portugal, a Portugal Telecom apresentou uma queixa idêntica junto do Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial (ICAP) em 2009, contra uma campanha da Zon onde a operadora usava a expressão fibra para qualificar os seus serviços de banda larga de alto débito.



A campanha da Zon fazia referência ao facto da operadora ter mais de um milhão de casas ligadas à Zon Fibra. O ICAP deu razão à PT e considerou que a mensagem utilizada podia induzir em erro os consumidores.



Contudo, remeteu o caso para o INPI - Instituto Nacional de Propriedade Intelectual que em Maio do ano passado considerou que a campanha não infringia regras.



O INPI acabou por indeferir a primeira decisão. "A marca Zon Fibra é utilizada pela Zon para designar essencialmente produtos e serviços de alto débito sobre uma rede de nova geração", sublinhava a operadora numa nota de imprensa, onde dava conta da decisão do instituto.




A decisão que recomenda a suspensão das campanhas foi conhecida no passado dia 9 de Fevereiro. Veio a debate no âmbito da conferência internacional de operadores de cabo que está a decorrer na Suíça.