A partir de agora os clientes da TMN poderão receber os seus bilhetes de cinema no telemóvel via SMS, através do novo serviço de mobile ticketing desenvolvido pela operadora móvel nacional em parceria com os cinemas Lusomundo.


Para adquirirem um bilhete os clientes deverão efectuar a reserva, que pode ser feita na bilheteira online Lusomundo, através do call center - pelo número 707 246 362 -, ou na bilheteira tradicional das salas cinema onde a solução está disponível - Fórum Almada, Colombo, Vasco da Gama e NorteShopping.



Após registados, serão validados os dados do utilizador sendo posteriormente enviada uma mensagem SMS com um código de barras e um código numérico, bem como as informações referentes à reserva, nomeadamente a indicação da sala, a sessão, o filme e os lugares marcados.



Ao chegar ao cinema, os utilizadores que optaram por comprar um m-ticket deverão dirigir-se à entrada de acesso directo às salas, onde está colocado um leitor óptico que valida o bilhete adquirido, através da aproximação do ecrã do telemóvel ao ecrã do leitor.




De seguida é impresso em papel o bilhete de cinema que comprova a aquisição do mesmo - será apenas impresso um único bilhete mesmo que tenham sido reservados vários lugares.



Em caso de falha na leitura óptica do ecrã do telemóvel, os utilizadores deverão recorrer ao código numérico - enviado juntamente com o código de barras na SMS - inserindo-o no teclado do leitor óptico instalado no cinema.



Entre as vantagens do novo serviço da TMN destaca-se a possibilidade de efectuar reservas para um filme em cima da hora - dependendo do número de lugares vagos na altura - ou o reencaminhamento do bilhete para um amigo, na impossibilidade do cliente poder comparecer à hora marcada.



Durante a conferência de apresentação da nova solução tecnológica à imprensa, Mário de Sousa gestor de produto de banda larga da TMN referiu que esta é "uma possibilidade de diversificar as soluções oferecidas aos clientes apostando na sua comodidade".



Durante o período promocional, que terá a duração de seis meses, o serviço estará disponível exclusivamente para clientes TMN, com indicativo 96, custando cada bilhete 5 euros.



A possibilidade de alargar o serviço aos restantes clientes de operadoras móveis e clientes da TMN com números portados está ainda em estudo.




O projecto contou também com a participação da TopSolutions e introduz uma "solução aplicável a várias áreas" que "consiste na integração com o sistema de bilhética- ou de CRM, conforme o caso - de um software de geração e gestão de códigos de barras, associado à instalação de leitores ópticos para a validação dos códigos. Os leitores verificam, através de uma ligação de dados GPRS da TMN, a validade dos códigos que são enviados para o telemóvel dos clientes", refere a operadora em comunicado.

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