
As exigências do crescimento acentuado do tráfego de dados nas redes móveis, dinamizado pelos smartphones e os tablet PCs, são um dos factores de justificam o investimento que a TMN está a fazer na modernização e ampliação da sua rede. A operadora do grupo PT tem em curso um programa de renovação que antecipa a evolução para a 4ª geração móvel.
A consolidação da qualidade do serviço é também um dos argumentos que suportam o investimento, assim como a necessidade de garantir a diversidade e sofisticação das soluções que disponibiliza. Ainda no início deste mês a TMN lançou um novo plano tarifário, o "e", que se dirige especialmente aos utilizadores que querem conjugar voz, Internet e SMS num plano pré-pago e com comunicações gratuitas dentro da rede, uma proposta que a administração da PT acredita que pode fazer crescer significativamente o número de utilizadores de Internet no telemóvel.
Sem revelar números de investimento, que estão integrados no CAPEX, a TMN adianta que esta evolução da rede conta com a Huawei e Nokia Siemens Networks enquanto fornecedores de equipamentos e prevê a adopção de tecnologias mais eficientes e sustentáveis em termos ambientais, através da redução de consumos energéticos e diminuição dos espaços ocupados para instalar os equipamentos de suporte.
Os investimentos investimentos efectuados pela PT na rede de fibra óptica também geram sinergias com o negócio móvel, já que asseguram a migração para fibra óptica da ligação das estações TMN. A empresa garante que actualmente cerca de 85% dos sites da TMN já estão ligados através de fibra óptica, explicando que este é um "valor ímpar a nível internacional, e que permitirá uma evolução sustentada para a 4ª geração móvel".
A TMN lembra ainda que faz parte de um grupo restrito de 61 operadores móveis (cerca de 7% do total mundial) que já estão a preparar pilotos de campo e a implementação da rede 4G. A operadora demonstrou a ligação com tecnologia LTE em Abril do ano passado, em Aveiro. Na altura estava a trabalhar com quatro fornecedores de tecnologia, a Alcatel-Lucent, Ericsson, Huawei e Nokia Siemens.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários