A TMN vai testar uma nova velocidade de acesso à Internet através da rede móvel. O piloto terá início já no princípio de Fevereiro e será realizado em parceria com a Ericsson. Depois de concluído dará origem a uma oferta comercial a lançar ainda este ano.

Na base da experiência está a tecnologia HSPA+, uma evolução da tecnologia 3,5G que hoje oferece velocidades comerciais de 7,2 Mbps.

Em comunicado, a PT sublinha o facto de ser uma das primeiras empresas no mundo a fazer testas com a tecnologia, que tira partido das mais recentes técnicas de modulação de 64 QAM (Quadrature Amplitude Modulation), suportando velocidades até 21 Mbps.

O mesmo documento explica que o piloto será conduzido em ambiente urbano e acrescenta que a TMN está convicta da importância da nova tecnologia para elevar "a experiência de navegação na banda larga em mobilidade para um outro estado de desenvolvimento, melhorando significativamente a satisfação dos utilizadores".

A nova velocidade, que será lançada em modo comercial para algumas zonas do país até final do ano, exige novas placas que a TMN já desvendou e nós aqui mostramos.

[caption]Nome da imagem[/caption]