A Trend Micro e a Cisco Systems alargaram uma parceria que haviam estabelecido e juntaram-se para o desenvolvimento de serviços de prevenção de ataques de vírus e worms para empresas, onde as soluções anti-vírus, gestão de vulnerabilidades e prevenção de ataques da Trend Micro serão integradas com a infra-estrutura das redes e os sistemas de segurança da Cisco.



Numa fase inicial, a nova parceria prevê a integração de informações da Trend Micro relativas a vírus de rede e worms no software Cisco Intrusion System (IDS), utilizado nos routers, switches e aplicações de segurança da Cisco, explica-se em comunicado enviado à imprensa. As soluções resultantes estarão disponíveis em todos os produtos de versão 4.1 do IDS a partir do terceiro trimestre de 2004.



No âmbito da parceria foram igualmente criadas pela Cisco licenças para outras tecnologias da Trend Micro que no futuro poderão incluir nas suas capacidades de prevenção, como gestão de vulnerabilidades e limpeza de danos, que permite aos utilizadores um apoio automatizado na reparação dos sistemas infectados.



O programa Network Admission Control (NAC) - onde a Trend Micro já participava com a sua tecnologia - e esta nova oferta conjunta vêm completar a estratégia de segurança Self-Defensing Network da Cisco, que passará a englobar a iniciativa de protecção empresarial (EPS) da empresa de software anti-vírus, uma solução para a gestão pró-activa do ciclo de vida dos ataques de ameaças informáticas.



"Estamos satisfeitos em anunciar o alargamento da nossa relação com a Trend Micro, símbolo do compromisso mútuo na criação de soluções de protecção mais eficazes e baratas que permitam ambientes de trabalho mais seguros", refere Richard Plamer, vice presidente da unidade de segurança da Cisco Systems. "À medida que as ameaças provenientes da Internet continuam a evoluir no seu grau de risco e complexidade, é imprescindível que os clientes recorram a soluções de prevenção de ataques, de modo a desenvolver redes com auto-defesa", acrescenta em comunicado.



Notícias Relacionadas:

2004-05-02 - Entrevista: "O desafio que se coloca à indústria anti-vírus é o da educação dos utilizadores"

2004-03-23 - Cisco reforça portfólio na área de segurança pela segunda vez em duas semanas