Os Estados Unidos e a União Europeia estão prestes a assinar um acordo para permitir que os seus sistemas de navegação por satélite GPS e Galileo funcionem conjuntamente.



Através desta parceria, os satélites norte-americanos enviarão informações para a UE através da mesma frequência de rádio, permitindo que os receptores recebam sinal de ambos os sistemas e combinem os dados o que originará a transmissão de informação mais precisa.



A Reuters salienta que os benefícios do acordo irão depender dos fabricantes de receptores que terão de aceitar ambos os sistemas, o que, de acordo com os norte-americanos, deverá acontecer com sucesso.



A UE e os Estados Unidos querem ter 60 satélites em órbita a colaborar de forma conjunta até 2010. O Galileo deverá começar funcionar a 100 por cento em 2012.



Apesar da estratégia permitir que a recepção de sinal melhore, especialmente em zonas com menos rede, este acordo anula o objectivo inicial do Galileo, que foi desenhado para conseguir que a UE não dependesse do sistema de geo-posicionamento norte-americano.



Notícias Relacionadas:

2006-10-31 - Nokia desenvolve GPS para estradas europeias com funções multimédia