A União Europeia vai investir na aliança de investigação com a Ásia ao canalizar 12 milhões de euros para a Trans-Eurasia Information Network - TEIN -, a rede que actualmente possibilita que dez países na região Ásia-Pacífico disponham de uma ligação à rede de alta velocidade que simultaneamente interliga a Europa com a Ásia. Esta rede permite que mais de 30 milhões de utilizadores, entre estudantes e investigadores, trabalhem em conjunto em diversas áreas, entre as quais se contam os sistemas de segurança e telemedicina.



Adicionalmente, e com o investimento adicional de 6 milhões de euros fornecidos por parceiros asiáticos, a TEIN poderá operar até 2011, aumentado a capacidade de trabalho no que se refere ao número de países participantes envolvidos.



Benita Ferrero-Waldner, comissária europeia responsável pelas Relações Externas e a Política Europeia de Vizinhança, refere em comunicado que "a TEIN reduz o fosso digital entre os países menos desenvolvidos na Ásia e na Europa, permitindo-lhes que participem em projectos de investigação global".



A mesma comissária salienta que "este apoio da comissão não só facilita a colaboração entre os cientistas numa escala global como fornece o acesso a aplicações actuais, como o e-learning e a videoconferência a diversos sectores como a medicina, educação ou meteorologia", acabando por "levar benefícios a toda a população".



A TEIN é uma rede de pesquisa e educação asiática criada sob o mesmo conceito da GÉANT2 da Europa. A rede de pesquisa pan-europeia engloba mais de três mil instituições de ensino e pesquisa em 32 países, através de 28 redes nacionais e regionais de ensino e pesquisa com ligações à América Latina, África, Médio Oriente e Sudeste Asiátio.



Notícias Relacionadas:

2007-03-29 - Principais operadores de telecomunicações preparados para o IPV6

2002-03-04 - Nova ligação da RSCT à GÉANT suficiente para a realidade nacional