A Comissão Europeia espera reciclar milhões de telemóveis com a aplicação da directiva que visa a reciclagem dos equipamentos electrónicos e eléctricos que se encontrem obsoletos. Desta forma, os telefones móveis sem utilidade poderão ser reaproveitados a partir de 2004, noticiou a agência Reuters.



Ainda que mais pequenos, os telemóveis contêm determinados materiais que prejudicam o ambiente. Os modelos mais antigos, por exemplo, possuem baterias de níquel e cádmio, materiais já considerados perigosos na União Europeia.



De acordo com a nova directiva, os fabricantes deverão assumir a responsáveis pela reciclagem dos seus equipamentos, mas também deverá caber a cada Estado membro da União Europeia o encargo de pôr a funcionar um sistema de reciclagem e de assegurar que os cidadãos entregam os seus aparelhos.



Só na Finlânda, onde se estima que cerca de oitenta por cento da população possua um telemóvel, serão centenas de milhar de equipamentos em desuso. Segundo declarações à Reuters de Timo Valkonen, director da WEE Producer Community, uma associação não lucrativa finlandesa que se encarrega de reciclar detritos electrónicos e eléctricos, os telemóveis representam uma importante parte dos equipamentos vendidos e o preço ao quilo é elevado.



Quando esta directiva entrar em vigor serão os consumidores a suportar os custos das operações de reciclagem, pelo que se espera que o preço dos telemóveis aumente. No entanto, segundo Timo Valkonen o valor dos equipamentos deverá decrescer, e a procura deverá manter-se igual. A Nokia já afirmou que se o processo de reciclagem for eficaz os custos não serão significativos.



Segundo o Kuusakoski, um grupo de reciclagem perito em metais, é possível reciclar cerca de 40 por cento das peças existentes em equipamentos metálicos.



Mesmo que as vendas de telefones móveis fiquem aquém das expectativas este ano, estas continuam a ser muito significativas. A Nokia, por exemplo, espera vendas na ordem dos 390 milhões de aparelhos. Isto, num mercado que cresceu dez vezes em cinco anos, ou seja, de 40 milhões de unidades vendidas em 1995, passou para 400 milhões em 2000.



Estima-se que mais de 800 milhões de pessoas possuam um telemóvel em todo o mundo, e que cerca de metade das vendas sejam feitas a clientes que já tinham um aparelho previamente. De acordo com a Nokia, cada utilizador muda de telemóvel de dois em dois anos, em média. Ainda deste fabricante fica a promessa de, dentro de alguns anos, fabricar um telemóvel com componentes biodegradáveis.



Notícias Relacionadas:

2001-07-08 - Empresa portuguesa aposta na reciclagem de lixo eléctrico

2001-05-22 - HP anuncia serviço de reciclagem
2000-07-30 - Para acabar com o lixo eléctrico