Das 63 chamadas realizadas, em média, por cada utilizador de telemóvel no período analisado pelo regulador das comunicações eletrónicas - o segundo trimestre do ano - 44 tiveram como destino pessoas da mesma rede.



Cada cartão móvel ativo terá suportado 155 minutos de conversação por mês. Já a duração média das chamadas originadas na rede móvel fixou-se nos 148 segundos, cerca de 2,5 minutos.



No que se refere ao envio de mensagens, os mesmos números mostram que os utilizadores de telemóvel enviaram um total de 6,8 mil milhões de mensagens de texto entre abril e junho deste ano, mais 2,7% que nos três meses anteriores. Por utilizador, o número médio de mensagens enviadas foi de 311 por mês, o equivalente a 10 SMS por dia.



Os dados que analisam a evolução do mercado móvel no segundo trimestre do ano mostram ainda que existiam no final de junho 16,7 milhões de estações móveis (cartões móveis), das quais apenas 13 milhões foram efetivamente utilizadas, um número que é o mais baixo desde o primeiro trimestre de 2010.



O número é ainda menor excluindo os cartões associados a placas ou comunicações machine-to-machine, que representam uma fatia significativa do tráfego móvel. Entre abril e junho, usaram cartões móveis para suportar serviços de banda larga 4,2 milhões de subscritores do serviço, o correspondente a 32,3% do total de cartões móveis ativos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.