A Verizon Wireless (empresa detida pela Verizon e pela Vodafone Plc) anunciou ontem um novo serviço wireless de acesso à Internet disponível, para já, em duas cidades norte-americanas.



Este novo serviço baseado na tecnologia EvDO (Evolution Data Only) custa 79,99 dólares mensais e segundo a companhia, permitirá velocidades de download entre cinco a dez vezes mais rápido que a actual serviço dial-u, disponibilizado pela empresa.



A Verizon admite que a velocidade de transmissão de dados, proporcionada pelo novo serviço, não é tão elevada como uma ligação através da tecnologia wi-fi, embora permita efectuar a ligação à rede sem limitações de distância, ao contrário desta. Recorde-se que o wi-fi implica que o utilizador não esteja a mais de 100 metros de uma estação base.



A Verizon é um dos primeiros operadores americanos a lançar este serviço, embora vários players estejam a preparar as suas redes com o objectivo de fornecer serviços idênticos. A questão é que o EvDO requer investimentos elevados no up grade da rede implicando compra de espectro adicional para actualização da cada torre celular com novo software.



Antes da Verizon, a Cingular Wireless lançou um serviço semelhante e a AT&T Wireless planeia lançar a sua oferta mais para o final do ano.



A Lucent Technologies e a Nortel Networks foram os parceiros escolhidos pela Verizon para fornecer o novo serviço que, para já, está disponível em Washington e San Diego. A empresa não avança pormenores relativamente à sua disponibilização noutras áreas, escreve a Associated Press. Segundo o site, a Verizon garantiu ainda que o seu serviço "oferece uma velocidade entre os 300 e os 500 kilobits por segundo, velocidade semelhante ao DSL e cabo".



O EvDO começou a despertar a atenção dos operadores há já algum tempo e existem já algumas experiências de utilização da tecnologia em pequenas cidades dos Estados Unidos ou na Coreia do Sul.



Notícias Relacionadas:

2002-06-21 - Microsoft e Verizon em acordo para serviços Web de banda larga

2002-05-23 - Clientes da Verizon Wireless vão poder aceder a serviços da MSN no seu telemóvel

2002-04-30 - Verizon Wireless processa FCC e exige o retorno do investimento em licenças