A Via Net.Works, operadora norte-americana a operar em Portugal, revelou recentemente o lançamento de serviços SDSL (Symmetric Digital Subscriber Line) de acesso à Internet em banda larga. Esta variante da tecnologia xDSL permite obter uma largura de banda até 4 Mbps em circuitos de cobre.



O objectivo desta operadora é atingir o mercado das pequenas e médias empresas portuguesas interessadas em serviços de conectividade à Internet de elevado desempenho e fiabilidade.



Segundo o comunicado divulgado pela empresa, os novos serviços VIA SDSL estão já disponíveis nas regiões de Lisboa, Porto e Faro. Contudo a Via Net.Works está apostada em expandir esta oferta a outras regiões servidas pela sua rede de POPs - pontos de acesso -, dependendo da evolução da procura.



A companhia norte-americana assegura que as soluções VIA SDSL oferecem vantagens significativas quando comparadas com outras tecnologias de acesso, nomeadamente com as ofertas ADSL disponíveis no mercado nacional, dado tratarem-se de serviços avançados de banda larga de carácter empresarial.



Comparativamente com o ADSL, a tecnologia SDSL oferece uma largura de banda dos 128 Kbps aos 4 Mbps, conta o máximo de 1 Mbps atingido pelo ADSL; e, além disso, uma largura de banda simétrica, o que permite fluxos de dados simétricos, ou seja, suportando o mesmo débito quer para tráfego ascendente (upstream/uploads), quer para tráfego descendente (downstream/downloads) Pelo contrário, o ADSL só é capaz de suportar fluxos de tráfego assimétricos.



O SDSL oferece ainda uma ligação dedicada sem agregação, ao passo que no ADSL o acesso é partilhado. Por outro lado, o SDSL não tem quaisquer taxas de contenção, enquanto que o ADSL apresenta taxas de contenção de 20:1 e até mesmo de 50:1.



O comunicado refere ainda que as soluções VIA SDSL são especialmente indicadas para empresas que necessitem de uma ligação à Internet para fins que vão para além da navegação na Web, tendo em conta que as soluções ADSL se adequam fundamentalmente às necessidades do mercado residencial.



Adicionalmente, as soluções SDSL da Via podem também incluir serviços de gestão da segurança perimétrica através da integração de um firewall. "Com uma gama de preços competitivos, baseados em tarifários flat-rate, esta oferta coloca serviços avançados de banda larga ao alcance do orçamento das pequenas e médias empresas", refere o comunicado.

Em relação ao preço dos serviços, este pode variar consoante as necessidades de largura de banda da empresa e da sua localização, consonante se encontre mais ou menos afastada do ponto de acesso da operadora no local, explicou Tito de Morais, gestor de marketing da Via Net.Works.


Notícias Relacionadas:

2002-07-08 - Grupo PT lança nova oferta de ADSL para massificar Internet de banda larga

2002-07-08 - Oni com acesso à Internet em banda larga a 512 kbps

2002-06-18 - Via Net.Works fecha trimestre em alta

2001-06-26 - Oni apresenta soluções ADSL

2000-11-09 - PT Comunicações vai lançar ADSL em Dezembro