A Via Net.Works Portugal anunciou ter concluído a migração do seu backbone nacional para a versão 6 do Internet Protocol. A operadora salientou que tem também já ligações ao seu backbone - internacional e alguns operadores nacionais, no GigaPIX, através daquela normal.

A principal vantagem do IPv6 reside no aumento do número de endereços Web disponíveis e nas potencialidades que oferece para o desenvolvimento de novas aplicações e serviços de comunicações no futuro.

António Miguel Ferreira, director geral da Via Net.Works Portugal, refere em comunicado que o principal objectivo desta migração na Via consiste em preparar a empresa para a Internet da próxima geração. "Estamos a anteciparmo-nos a uma necessidade futura dos nossos clientes, já que todas as redes mundiais deverão migrar para este protocolo nos próximos anos", sublinha.

O Internet Protocol versão 6 é já usado em algumas redes comerciais um pouco por todo o mundo. Países como o Japão, Coreia e Estados Unidos já iniciaram planos de adopção da nova tecnologia. Em Portugal os projectos de migração são coordenados por várias entidades, no âmbito de uma task force.

Notícias Relacionadas:

2005-07-13 - Claranet finaliza compra da Via Net.Works e do Grupo AMEN

2005-05-19 - Via Net.Works actualiza oferta de ADSL a partir de 1 de Junho

2005-03-24 - Via Net.Works Portugal cresce em número de clientes e ARPU em 2004