A Vodafone Portugal apresentou uma queixa contra a nova campanha publicitária da PT Comunicações incentivando o uso do telefone fixo. Com o slogan "sabe quanto é que paga a mais se numa chamada local usar o móvel em vez do fixo", a campanha lançada há pouco mais de uma semana motivou a apresentação de uma queixa junto do Instituto Civil de Autodisciplina da Publicidade (ICAP), pela filial portuguesa do operador móvel britânico.



Segundo a operadora, "a campanha é susceptível de confundir o consumidor, na medida em que contém afirmações erróneas relativas aos preços das chamadas entre redes móveis, para além de proceder a comparações entre serviços não comparáveis".



A queixa foi precedida do envio de uma carta ao operador incumbente pedindo a suspensão da campanha, sem sucesso. A Vodafone adianta que "refuta a afirmação central da campanha" e salienta que "são variados os exemplos de chamadas mais baratas nas comunicações na sua rede".
Para além disto, a Vodafone considera que um comparativo de preços entre fixo e móvel terá sempre de contemplar a assinatura mensal cobrada pela PT e pouco relevante no mercado móvel, maioritariamente dominado por pré-pagos.



A Vodafone diz ter feito as contas aos valores apresentados no referido anúncio (que refere um utilizador que faça 20 chamadas locais de 3 minutos cada, ao longo de um mês) comparou com os preços praticados dentro da sua rede e garante ter chegado à conclusão que os preços da PT são 3,3 vezes superiores.



A operadora diz ainda condenar "a mensagem que a PT pretende incutir nos destinatários, insinuando que as comunicações móveis se destinam a pessoas ricas". A operadora considera que a taxa de penetração no móvel é um dos factores mais visíveis da não validade deste argumento que classifica de "difamatório".

Notícias Relacionadas:

2003-04-12 - PT Comunicações oferece recepção e envio de mensagens SMS no telefone fixo

2003-02-28 - PT Comunicações reinventa negócio de rede fixa