A Vodafone anunciou hoje a disponibilização do serviço push-to-talk, uma funcionalidade que permite aos utilizadores móveis comunicarem entre si premindo um único botão do seu equipamento móvel, à semelhança da comunicação via walkie talkie.



Ao contrário do tradicional Walkie Talkie, que dá nome ao serviço da Vodafone, o Push-to-Talk Over Cellular (PoC) permite optar por conversas de um para um, ou entre vários utilizadores de um mesmo grupo sem limitações em termos de distância dos interlocutores, já que a comunicação é assegurada pela rede GSM.



Numa primeira fase o Vodafone Walkie Talkie vai estar disponível através de um único equipamento, o Nokia 5140, que é comercializado por 139 euros. A prazo o portfólio de equipamentos com esta funcionalidade será alargado.



De sublinhar que existem já no mercado português vários equipamentos desenhados para permitir o serviço PoC, mas que até agora tinham esta funcionalidade desactivada já que nenhum dos três operadores suportava o serviço.



Para já o push-to-talk da Vodafone é gratuito e irá manter-se sem custos para o utilizador até início de Outubro. Depois dessa altura será anunciado o modelo de taxação.



De acordo com um comunicado, nessa altura a operadora pretende introduzir "uma estrutura de preços na qual o utilizador pode optar por pagar um determinado valor para utilizar o serviço, durante um período de tempo específico (por exemplo, dia, semana ou mês) sem qualquer limite de utilização".



O lançamento oficial do PoC é anunciado menos de um ano depois de iniciados testes à tecnologia. Os pilotos tiveram como alvo os dois grupos de utilizadores que a empresa considerava mais interessados neste tipo de serviço: os jovens e os utilizadores empresariais, que se mantêm os principais alvos do Vodafone Walkie Talkie.



Durante este período a operadora estudou também o modelo mais adequado para a tarifação do serviço e analisou perfis de utilização.



O Push-to-Talk Over Cellular está a ser testado pela maioria dos operadores europeus, que têm planos para avançar com o serviço ainda antes do final do ano. Em Portugal a TMN anunciou no final do mês um piloto dirigido a um grupo de 150 a 200 utilizadores, na sua maioria empresariais.



A operadora garante, no entanto, que pretende lançar o PoC em moldes comerciais ainda durante o terceiro trimestre deste ano. Para já a TMN está a trabalhar com a Motorola.



Notícias Relacionadas:

2005-05-31 - TMN testa push-to-talk em 200 utilizadores empresariais

2004-09-14 - Vodafone e TMN testam push to talk junto de empresas e particulares