O grupo Vodafone está em conversações com a Apple para lançar na Europa o tão falado iPhone. A revista Bright avança que as negociações estão dependentes das exigências de ambas as partes, o que tem atrasado o acordo.




De acordo com a mesma fonte, a Apple quer que a Vodafone garanta determinado volume de vendas para o mercado europeu enquanto a operadora quer ter maior liberdade na hora de fixar o preço do equipamento.




Nos Estados Unidos a Apple fixou o preço do iPhone nos 499 dólares e nos 599 dólares, dependendo da capacidade da versão escolhida, uma maquia subsidiada em parte pela AT&T que, em troca, exige ao cliente um contrato de fidelização de dois anos.




A Vodafone procura negociar o preço do dispositivo de forma a assegurar alguma rentabilidade para o negócio porque, para além da sua situação ser idêntica à da operadora norte-americana, a Europa já conta com aparelhos semelhantes ao iPhone, apesar destes não terem o mesmo mediatismo do aparelho fabricado pela Apple.




Mesmo assim, e de acordo com a Bright, a Vodafone é a terceira opção da Apple para a comercialização do equipamento na Europa. Antes de entrar em negociações com o Grupo Vodafone a empresa de Steve Jobs já havia entrado em conversações com as operadoras Orange e Deutsche Telekom.




O iPhone começa a ser distribuído nos Estados Unidos amanhã, a partir das 18 horas locais. As filas de espera para adquirir o equipamento já começaram havendo mesmo que tenha optado por acampar à porta das lojas da AT&T.




Notícias Relacionadas:

2007-06-26 - Planos de preços para o iPhone revelados pela Apple