A Vodafone e a Microsoft vão trabalhar em conjunto na promoção de standards de programação que permitam criar software capaz de correr em telefones móveis e computadores pessoais, das duas marcas. Na próxima Microsoft Professional Developers Conference, que se realiza em Los Angeles entre os dias 27 e 30 de Outubro, as duas empresas vão revelar o calendário para a implementação desta estratégia.



Os esforços da Microsoft e da Vodafone dirigem-se sobretudo a aplicações de messaging, localização e pagamentos através de redes móveis que poderão ser acedidas e integradas pelos programadores. Nestas áreas é possível que venham a desenvolver-se novas funcionalidades que permitam, por exemplo, usar o terminal móvel para procurar a melhor oficina de reparações automóvel dando indicações sobre a sua localização, relativamente ao ponto onde um motorista se encontra.



A parceria é encarada como mais um esforço da Microsoft para ganhar terreno na área de comunicações móveis. Juntar-se à Vodafone, o maior operador móvel europeu, poderá ser o caminho mais rápido para transformar em standards as aplicações móveis que utilizam Internet, aproximando software para PC e software para terminais móveis, admitiu Charles Fitzgerald, director estratégico da Microsoft para a área de plataformas, à Reuters.



A parceria não prevê exclusividade na utilização dos resultados conseguidos e as empresas adiantaram que estarão disponíveis para disponibilizar os resultados a outros operadores móveis e fabricantes de software.



Notícias Relacionadas:

2003-03-20 - Microsoft adapta infra-estrutura .Net a telemóveis e PDAs

2002-09-17 - Microsoft introduz novas ferramentas para criar software para telemóveis e PDAs

2002-06-24 - Instant messaging da Microsoft nos telemóveis europeus