A Vodafone anunciou hoje o lançamento do seu próprio serviço de armazenamento na nuvem, que trará aos clientes de operadora a possibilidade de aceder aos documentos a partir de qualquer telemóvel, tablet ou PC.

Denominado Vodafone Cloud, o serviço pode ser usado tanto para fazer backups (cópias de segurança) dos ficheiros guardados num dispositivo, como enquanto plataforma para aceder a fotos, vídeos, músicas e documentos em qualquer lugar, tirando partido da ligação à Internet, exemplifica a empresa.

A utilização até um limite de 5 GB é gratuita para os clientes da operadora, sem necessidade de subscrição nem custos de adesão. Quem precisar de mais espaço pode subscrever pacotes adicionais, cujo valor começa nos 1,39 euros mensais por mais 10 GB - até um limite de 30 GB.

O lançamento acompanha uma tendência global crescente para a procura deste tipo de soluções, fomentada pelo crescente número de equipamentos com ligação à Internet e pela cada vez maior necessidade de simplificar a acesso aos documentos digitais em qualquer parte.

Nos telemóveis, a novidade estará acessível através de uma aplicação, por enquanto disponível apenas para equipamentos com sistema operativo Android, que pode ser descarregada através do Android Market e da Loja Vodafone AppSelect. Está também prometida uma versão para iPhone a lançar "em breve".

[caption]Nome da imagem[/caption]

Já a utilização do novo recurso a partir de um computador poderá ser feita por via de uma aplicação para desktop ou diretamente através do site do serviço.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes