No período de Abril a Junho de 2002, o grupo Vodafone angariou 2,8 milhões de novos clientes, fazendo com que o número total de utilizadores dos seus serviços móveis se aproxime actualmente dos 104 milhões.



A facturação do grupo britânico no seu primeiro trimestre fiscal foi impulsionada pelos resultados obtidos no seu mercado local e na Alemanha, países onde mesmo apesar de ter perdido clientes, o ARPU aumentou.



Nos seus dois maiores mercados, Reino Unido e Alemanha, a empresa viu reduzir a sua base de clientes em, respectivamente, 177 mil e 90 mil utilizadores. Apesar disso, a Vodafone conseguiu aumentar os ARPUs nesses mesmo paises europeus durante o último ano, no primeiro em duas libras e no segundo em quatro euros, para respectivamente as 278 libras (443 euros) e os 302 euros.



Na Itália, o terceiro maior mercado da Vodafone, o número de clientes aumentou em 204 mil, mas o lucro por utilizador estabilizou nos 345 euros.



Em Portugal, e de acordo com dados agora apresentados pelo grupo Vodafone, a operadora móvel regista actualmente 1,469 milhões de clientes, resultado da adição de 24 mil clientes no último trimestre. Já segundo a Vodafone Telecel, a receita média mensal por cliente registado (ARPU) no seu negócio celular foi de 27,37 euros nos três meses findos a 30 de Junho de 2002, representativo de um decréscimo de 9,8 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior (ver Notícias Relacionadas).



Apesar das preocupações com a saturação do mercado e as dificuldades sentidas pelas operadoras para melhorar os ARPU, a Vodafone mantém as suas perpectivas de um aumento de 9 a 10 milhões de novos utilizadores por ano.



Nota da Redacção: Os valores nacionais mencionados no artigo são proporcionais à participação de 50,09 por cento do Vodafone Group na Vodafone Telecel. O número de total clientes da operadora portuguesa a 30 de Junho último ascendia a 2.886.545, resultante da adição de 48.530 clientes no segundo trimestre de 2002, tal como noticiado anteriormente pelo Tek.



Notícias Relacionadas:

2002-07-25 - Vodafone com lucro de 20,2 milhões de euros no primeiro trimestre fiscal