A Vodafone considera que o novo concurso para a Televisão Digital Terrestre deve ser lançado ainda este ano, por forma a tirar partido tão brevemente quanto possível da tecnologia, ou seja, assim que os equipamentos de suporte estiverem disponíveis no mercado,



A operadora, que se prepara para avançar com um piloto DVB-H (componente móvel da tecnologia de televisão digital terrestre), defende "um modelo de atribuição das licenças/frequências DVB-T/H livre", explica Luísa Pestana, directora de comunicação da operadora em declarações ao TeK.



A empresa considera que o novo concurso deveria ser "dirigido a todas entidades potencialmente interessadas neste tipo de tecnologia, quer sejam broadcasters/produtores de conteúdos ou operadores de telecomunicações fixos/móveis", explica Luísa Pestana, directora de comunicação da operadora.



As previsões dos fabricantes apontam para que no final deste ano estejam já disponíveis no mercado equipamentos móveis que suportam conteúdos de televisão digital terrestre, razão pela qual a operadora defende a realização de um novo concurso "ainda durante o ano de 2006, de forma a disponibilizar esta tecnologia aos clientes Vodafone, e à generalidade da população portuguesa".



O piloto da Vodafone Portugal está preparado há vários meses mas vem aguardando definições mais claras por parte do Governo relativamente ao calendário da TDT. Neste trial participam também a Nokia e a Media Capital.



A holding da TVI partilha, aliás, com a operadora móvel a urgência na realização de um novo concurso. Pedro Morais Leitão, responsável pela unidade multimédia do grupo, ainda na semana passada considerou que um adiamento para 2007 no lançamento de um novo concurso colocaria Portugal como último país da Europa ocidental a avançar nesta área.



O mesmo responsável defendeu, durante um fórum do Diário Económico, que a tecnologia deveria ser disponibilizada segundo um modelo gratuito, na continuidade do que já acontece hoje com a televisão analógica.



As condições para atribuição de novas licenças deverão ser conhecidas logo a seguir à avaliação da OPA da Sonae sobre a PT pelas autoridades da concorrência, referiu recentemente Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. Antes disso o Governo tinha referido que provavelmente um novo concurso só teria lugar em 2007.



A Vodafone já está a realizar testes à tecnologia DVB-H noutros países, assim como outras tecnologias de Mobile TV. Da mesma forma, também a Nokia lidera vários trials europeus, O teste a realizar em Portugal deverá contar com um grupo de 500 utilizadores suportados no telemóvel N92 da fabricante finlandesa.



Para já, a operadora concentra esforços na terceira geração e ainda hoje anunciou a adição de quatro novos canais ao seu serviço de Mobile TV: o Canal História, Biography Channel, Sol Música Internacional e Canal Hollywood, passando para um total de 24 canais disponíveis.



Notícias Relacionadas:

2006-07-11 - Media Capital defende modelo gratuito para a Televisão Digital Terrestre