Depois da TMN e da Optimus, é a vez da Vodafone entrar no segmento discount com o lançamento de dois novos planos tarifários iguais para todas as redes e válido para todas horas.



Sem diferenças significativas face à proposta dos concorrentes, a Vodafone demarca-se apenas porque decidiu não avançar com uma marca específica para promover esta oferta e opta por apresentá-la como um novo produto a que chamou Vodafone Directo. Este concretiza-se em dois planos de chamadas que reúnem o melhor de dois mundos e replicam as propostas das concorrentes.



O primeiro cobra 11,99 cêntimos de euros pelas chamadas de voz e 5,99 cêntimos pelas mensagens de texto, tal como propõe a oferta da rede4, lançada esta semana pela Sonaecom. As semelhanças com esta oferta estendem-se ainda à obrigatoriedade de consumo mensal que em ambos os casos é de 15 euros.



A segunda proposta da Vodafone para o segmento propõe uma tarifa de 15,99 cêntimos para a voz e 7,99 cêntimos para os SMS, oferta semelhante à da TMN através da Uzo, que também não obriga a carregamentos mensais mínimos.



Tal com as concorrentes, a proposta da Vodafone para este segmento baseia-se na simplicidade e na remoção de todos os factores sensíveis ao custo final dos produtos para o utilizador. Por isso a Internet volta a assumir lugar de destaque e é o local por excelência para o utilizador recolher informação sobre a sua conta móvel, ou mesmo fazer a encomenda dos cartões, operação que pode também fazer via telefone.



Os utilizadores que pretendam aderir à nova oferta podem fazer o seu pré-registo no site da operadora a partir de hoje (embora não seja para já perceptível qualquer promoção à oferta) e até ao próximo dia 15 de Julho.



Depois desta data a operadora arranca com uma campanha de divulgação da nova oferta para a qual tem objectivos "ambiciosos", garantiu Mário Vaz, director da Unidade de Negócios de Particulares da Vodafone, em declarações ao Público, comentando a nova oferta.



"O lançamento destes novos tarifários não é uma reacção aos concorrentes, é um contra-ataque. E é a concretização da nossa estratégia, sermos os mais competitivos do mercado. Na prática, o que os nossos concorrentes lançaram foi um novo tarifário", acrescentou.



Recorde-se que a Vodafone foi a primeira das três operadoras móveis a criar uma marca dirigida a um segmento específico do mercado, a Yorn que se dirige ao segmento jovem. Contudo, o brand nunca se autonomizou da marca principal e os seus produtos sempre foram vendidos nas lojas Vodafone.



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