As mensagens escritas (SMS) e as mensagens multimédia (MMS) foram novamente utilizadas no final do ano como forma de festejar e enviar votos de Boas Festas entre os clientes das redes móveis em Portugal. Entre os dias 31 de Dezembro e 1 de Janeiro as operadoras processaram mais de 145 milhões de mensagens entre elas, um número que apesar de distorcido por implicar duplicações de mensagens (enviadas numa rede e recebidas noutra) permite avaliar o crescimento da utilização deste serviço.

A TMN processou nos dois dias de final do ano 72 milhões de mensagens SMS, o que representa um crescimento de 23 por cento face a 2002, tendo os seus clientes enviado mais 24% de mensagens, num número acima de 19,5 milhões de SMS.

Por seu lado a Optimus processou 38 milhões de mensagens, sendo que 12 milhões foram enviadas pelos seus clientes, o que se cifra num crescimento de 33 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. A operadora nota que 45 por cento dos SMS processados circularam dentro da sua própria rede, não sendo enviados para números de outros operadores.

A Vodafone não indica qual o número de mensagens enviadas pelos seus clientes, apontando apenas o de mensagens processadas, que foi acima das 36 milhões.

As operadoras referem em comunicado que apesar do crescimento de tráfego todas as mensagens foram processadas dentro da normalidade, afastando fantasmas antigos de “engarrafamentos” e de dificuldades de comunicação em picos de última hora. As empresas reforçaram a capacidade disponível para mensagens e voz especialmente nos grandes centros urbanos e em algumas zonas mais frequentadas nestes dias, de forma a garantir um melhor serviço.

Notícias Relacionadas:

2003-12-26 - Operadoras móveis processaram mais de 135 milhões de mensagens no Natal
2002-12-31 - Serviço SMS bate recordes nas últimas festas do ano

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.