(Actualizada) Como era antecipado, a nova plataforma móvel da Microsoft foi hoje anunciada a nível internacional. Em Portugal os primeiros equipamentos com o Windows Phone 7 vão estar à venda ainda antes do Natal, mas na versão inglesa. As funcionalidades plenas, em português, só estarão disponíveis em 2011.

Só cinco países na Europa avançam já hoje com a funcionalidade completa do novos Windows Phone 7, onde para além da língua se garante o interface com o Xbox Live, a compra de aplicações no Marketplace e o Zune Pass.

A possibilidade de iniciar jogos no telefone e continuar na consola de sala, a compra de músicas do Zune directamente no telefone e a compra de aplicações no marketplace serão para já as principais diferenças na experiência dos utilizadores portugueses que ainda este ano podem comprar os primeiros telefones com Windows Phone 7, de várias marcas onde se incluem a HTC, LG e Samsung, que serão comercializados pelos operadores de comunicações móveis e em cadeias de retalho seleccionadas.

[caption]samsung omnia 7[/caption]A TMN já garantiu que vai lançar, em exclusivo, o Samsung Omnia 7, adiantando que está "entre os primeiros operadores no Mundo seleccionados para lançar o mais recente sistema operativo da Microsoft". O telefone deve chegar às lojas ainda no mês de Outubro, apesar de não haver uma data definitiva.

Os preços para os primeiro terminais com o novo sistema móvel da Microsoft ainda não são conhecidos, assim como os modelos específicos que estarão à venda em Portugal, mas apesar da empresa apontar vagamente a data para "antes do Natal", é expectável que os primeiros equipamentos estejam à venda nas próximas semanas.

Na apresentação internacional - que pode ser acompanhada aqui - a Microsoft garantiu que os principais operadores móveis da Europa, América do Norte, Ásia e Austrália terão os primeiros modelos de telefones Windows Phone 7 à venda já este Natal, como era esperado. Os primeiros modelos são vendidos a partir de dia 21 de Outubro.

São 60 operadores móveis em 30 países numa primeira vaga onde se contam a America Movil, AT&T, Deutsche Telekom AG, Movistar, O2, Orange, SFR, SingTel, Telcel, Telstra, TELUS, T-Mobile USA e Vodafone.

Os fabricantes destacados são a Dell, HTC, LG, Samsung, contando todos os telefones com um processador Snapdragon da Qualcomm, mas mais modelos serão lançados ainda no primeiro semestre de 2011.