O ditado diz que mais vale tarde do que nunca e algumas semanas depois de a Portugal Telecom e a Vodafone terem apresentado propostas quadruple play - televisão, telefone fixo, internet e telefone móvel -, a Zon introduz um serviço semelhante.

Por 69,99 euros os portugueses podem subscrever o Iris 4+, nome do novo pacote de telecomunicações, que comporta 149 canais de televisão, Internet de 100Mbps, chamadas nacionais e internacionais gratuitas em telefone fixo, e chamadas e SMS "ilimitadas" em telefone móvel. Resumindo, a operadora juntou um serviço móvel aos pacotes Iris já existentes.

Em comunicado a Zon reclama para si o título de pacote quadruple play mais flexível já que é possível ter entre um a três cartões associados ao tarifário Iris 4+, enquanto é também possível adaptar e misturar a oferta com cartões pré-pagos.

O Iris 4+ fica disponível para subscrição amanhã, dia 15 de maio.

Numa comparação rápida com as ofertas da PT e da Vodafone o 4P da Zon parece levar alguma vantagem no preço - menos 10 euros que a concorrência - mas tendo em conta que as ofertas são desdobráveis e flexíveis, é preciso ter em conta vários fatores para que cada utilizador decida qual o serviço que apresenta o melhor rácio entre o que é "oferecido" e aquilo que tem que ser pago.

A Zon anuncia o Iris 4+ a alguns meses de a Autoridade da Concorrência dar o parecer sobre a fusão com a operadora de telecomunicações Optimus. A fusão tem gerado alguma expectativa já que com as duas partes unidas os tarifários apresentados pela "futura empresa" podem ser mais competitivos do que aqueles agora praticados por qualquer operador.

Em declarações à agência Lusa a Zon já fez saber que o processo de fusão não terá impacto nos clientes que aderirem ao novo pacote de telecomunicações.

Também a Optimus lançou recentemente uma nova oferta de telecomunicações. O wÖw distância-se do quadruple play e oferece Internet fixa que pode ser utilizada em três localizações diferentes. O TeK comparou os preços desta oferta com as restantes e a análise pode ser consultada aqui.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico