O reforço das medidas de segurança nos chamados clássicos do futebol já é habitual, mas o próximo Benfica-Porto promete estar ainda mais bem "apetrechado". O clube da Luz vai aproveitar o jogo do próximo domingo para testar um novo sistema de captação de imagens em alta definição no seu estádio.

O processo implica alterações ao nível do software e possivelmente a actualização das câmaras já existentes para alta-definição, avança a TSF, com o objectivo de recolher imagens mais nítidas, que facilitem a identificação de transgressores. Poderá estar igualmente em causa a instalação de novas câmaras, em locais onde elas não existem agora.

Nenhuma das situações prováveis implica a necessidade de informação à Comissão Nacional de Protecção de Dados, entidade responsável, entre outros aspectos, pela aprovação da implementação de sistemas de vigilância em Portugal.

"Relativamente aos estádios de futebol, as únicas alterações que têm de ser comunicadas à CNPD são as mudanças relativamente ao 'campo de visão' fora do perímetro do estádio em si. O tipo de câmara e a localização propriamente dita, neste caso, não são importantes", referiu Clara Guerra, da CNPD, contactada pelo TeK.

De resto, o investimento do Sport Lisboa e Benfica num sistema mais apurado de vigilância é acolhido com agrado. "É suposto que estes sistemas tenham qualidade para que sejam cumpridos os objectivos a que se propõem. As melhorias são, por isso, sempre desejáveis", comentou a responsável.

Naquela que será a 25ª jornada da Liga, o jogo do próximo domingo entre o Benfica e o FC Porto poderá consagrar o novo campeão nacional.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.