São cerca de meia centena as empresas portuguesas que se juntaram no E-xample. Têm o objectivo comum de explorar oportunidades de negócio no mercado internacional, levando a tecnologia portuguesa lidada ao sector educativo para novas paragens.



Desde a formação do Agrupamento Complementar de Empresas que os representantes do grupo têm desenvolvido esforços para promover contactos no estrangeiro. A participação em visitas oficiais também é regular. Está a ser assim com a visita que decorre à Bolívia e já foi assim no mês passado, com uma visita à Argélia.



O TeK falou com João Martins, um dos porta-vozes do ACE, para perceber objectivos da participação na visita e resultados.

[caption]Nome da imagem[/caption]

TEK: O ACE português para as tecnologias ligadas à educação viajou com o Governo para a Argélia há cerca de um mês. Como foi a visita e que resultados produziu?

João Martins:
A E.xample participou na missão empresarial que acompanhou o Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e Comunicações, Dr. Paulo Campos, na sua visita oficial à Argélia, de 2 a 4 de Abril.

No âmbito dessa visita realizou-se o Fórum de Negócios Luso-Argelino nas áreas eSchool , e-Gov. e Redes e Telecomunicações (R&T).

Participaram neste fórum, além da E.xample, 11 agrupadas, designadamente: Bibright (e-school); Leadership (e-school); J.P. Sá Couto (e-school), Inforlândia (e-school); Cabelte (R&T); CBE (R&T); CME (R&T); PT Inovação (R&T); Novabase (e-gov); Softlimits (e-gov).

O Ministro das TIC Argelino deixou claro o forte interesse por parte da Argélia em desenvolver uma parceria com Portugal na área das TIC aplicadas à Educação, e-Gov e Telecomunicações.
Foi ainda decidido constituir um grupo de trabalho luso-argelino para fazer o acompanhamento do processo de cooperação dos dois países na área do e-School.

No final foi assinado um Memorando de Entendimento no domínio da Sociedade da Informação e da Economia Digital, pelo Ministro dos Correios e TIC da Argélia e pelo SEAOPC de Portugal. Este MdE estabelece o quadro de colaboração entre os dois países, e considera como prioridades as áreas e-School e e-Gov.

Cristina A. Ferreira

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.