A Conhecer Mais TI assegura desde o ano passado uma opção de formação especializada pós-licenciatura. A iniciativa, que traz para Portugal um conceito de academia já existente noutros países do norte da Europa, começou por oferecer formação e certificação em Microsoft Dynamics Nav, mas entretanto alargou a oferta a Microsoft Dynamics CRM e Microsoft Sharepoint.

Apresentada no TechDays 2008, a MBS Internacional Academy funciona em quatro passos: formação, certificação, coaching, estágio profissional e integração no mercado de trabalho. Vai no terceiro ciclo de formação e tem servido a jovens recém-licenciados de outras áreas de formação para se iniciarem no mundo das TIC, colmatando a falta de consultores e programadores em Microsoft Dynamics. Mais de metade dos formandos chegam de outras áreas de formação diferentes, como explica José Trindade que faz ao TeK um balanço da iniciativa.

[caption]Nome da imagem[/caption]

José Trindade: Que balanço pode fazer da iniciativa MBS International Academy, já com três ciclos de formação decorridos?
TeK:
A MBS International Academy iniciou em Fevereiro de 2008 com o 1º ciclo, tendo decorrido mais dois, um com início em finais de Junho e outro em inícios de Novembro. O balanço até à data é bastante positivo considerando que os formandos efectuaram a formação com sucesso, tendo vindo a concretizar as certificações também estas com sucesso.

Actualmente encontram-se no processo de estágio já integrados em equipas de consultores com tarefas atribuídas, e alguns deles já com funções em clientes. A motivação e desempenho por parte da maioria dos estagiários têm sido uma mais-valia, bem como o acompanhamento destes em contexto de trabalho.

A vantagem deste projecto está no percurso coerente que o mesmo integra, dado que os formandos/estagiários para além de adquirirem competências em contexto formativo podem certificá-las com certificações reconhecidas internacionalmente e posteriormente solidificar as mesmas em contexto de trabalho, com o apoio de consultores experientes nas áreas em que foram formados. Por outro lado, a maioria dos formadores são simultaneamente consultores, enquanto colaboradores da empresa, o que permite uma maior garantia e confiança para o formando.

O objectivo é permitir um acompanhamento eficaz e eficiente desde o seu início, reestruturando e delineando as estratégias definidas inicialmente com o objectivo da melhoria contínua de forma a corresponder aos objectivos finais desta Academia: integração no mercado de trabalho com satisfação quer dos formandos/estagiários quer da respectiva empresa.