Com base nos resultados da terceira edição do Trendwatch, um estudo que aponta as principais tendências do marketing digital, a Fullsix prevê que se registe um crescimento do volume de investimento publicitário nos meios online.

Esta subida terá na disseminação das redes sociais um dos seus maiores impulsionadores. Ao mesmo tempo, o conceito de "inteligência colectiva", resultante do fenómeno das comunidades virtuais, está a levar as empresas a alterarem as suas estratégias de marketing, apostando em ferramentas online que promovem a interactividade com e entre os seus consumidores.

[caption]Nuno Moreira[/caption]
TeK: O que está a mudar no Marketing com o digital?


Nuno Moreira:
Para os anunciantes que estão a introduzir as ferramentas digitais na sua forma de trabalhar, o que está essencialmente a mudar no marketing prende-se com a participação dos consumidores nas próprias decisões da marca e, no fundo, o diálogo que a marca pode estabelecer com os seus consumidores ou com os seus potenciais consumidores.

Antigamente a grande tendência era o marketing intrusivo, em que os anunciantes produziam conteúdos de comunicação e difundiam-nos - ou na rádio, ou na televisão. Nesta altura caminhamos mais para o chamado "permission marketing" e "interactive marketing", em que não só os consumidores permitem que as marcas os contactem, por telemóvel ou por email, como eles próprios estão a produzir conteúdos e a interagir com a marca e a produzir opiniões que depois partilham com os seus amigos e com a sua comunidade de relacionamentos. Digamos que estamos a assistir à colocação do consumidor no centro da comunicação - não só a receber, mas também a transformar e a comunicar ele próprio.

O marketing no fundo está a ter mais um meio que são as pessoas - além da televisão, da própria Internet, surge um novo meio que são as pessoas. Antigamente havia o "passa palavra", mas isso só acontecia quando falávamos ou nos encontrávamos uns com os outros. Agora a um click de distância é possível partilhar opiniões com a minha lista de contactos inteira, no MSN ou no Hi5.

As pessoas como um todo - aquilo que denominamos de collective intelligence - são no fundo mais um meio que tem de ser adicionado ao marketing mix. Acho que é precisamente isso o que está a mudar.