Diversos estudos mostram como a produtividade pode ser muito afectada pela falta de gestão de spam e de vírus das caixas de correio empresariais. Não é só pelas centenas de mensagens que diariamente vão para o lixo, mas também pela distracção causada a "ler" essas mensagens e os perigos que isso pode causar à organização.

A preocupação das empresas com esta questão está a fazer com que recorram cada vez mais a soluções de protecção do correio electrónico, pela aquisição de appliances ou gestão externa da limpeza do email.

A anubisnetworks é uma das empresas que desenvolveu uma solução para a protecção do email e que está a comercializar para diversos tipos de empresas e ISPs e por isso o TeK usou também o correio electrónico para questionar Francisco Fonseca, CEO da empresa, sobre as vantagens destas soluções.

[caption]Francisco Fonseca[/caption]TeK: Com o email a tornar-se cada vez mais uma ferramenta de produtividade e comunicação fundamental das empresas quais as vantagens que existem em aderir a sistemas de gestão de email externo como as soluções da AnubisNetworks?
Francisco Fonseca:
Penso que nos está a perguntar quais as vantagens da solução em que o e-mail das empresas é redireccionado para os nossos datacenters, limpo nesses mesmos datacenters e posteriormente é entregue nas empresas já limpo.

As vantagens são as seguintes:

  • Outsourcing de todos os serviços de filtragem de correio electrónico permite uma melhor gestão de recursos por parte das empresas;

  • Custo de deployment da solução mínimo, uma vez que não existe a instalação de hardware ou software;

  • Menores custos operacionais;

  • A filtragem de vírus e spam fora da empresa reduz custos de largura de banda, storage e backups;

  • Os servidores da AnubisNetworks garantem a recepção de correio electrónico em caso de falha dos servidores dos clientes.


TeK: A que tipo de empresas se destinam estas soluções? A ideia geral é que serão viáveis e economicamente eficientes em médias empresas, mas não em PMEs. É esta a vossa percepção? Pode referir os custos típicos destas soluções?
F.F.:
Estas soluções destinam-se a todo o tipo de empresas, pequenas médias e grandes. Aqui em Portugal a maior aceitação tem sido por parte das pequenas e médias empresas.

Contrariamente ao que nos pergunta, parece-nos que a solução é bastante viável para pequenas empresas. Aliás o facto de termos muitas pequenas empresas a utilizar esta solução comprova-o. Dependendo do número de caixas de correio que estamos a considerar, o facto de não ser necessário investir em uma appliance (hardware) faz com que o investimento apenas nas licenças do managed service seja inferior ao investimento que seria necessário fazer numa appliance.

Por outro lado são precisamente as pequenas empresas que têm menor capacidade de garantir que existe internamente uma pessoa que acompanha a evolução dos ataques que se verificam hoje em dia e que por isso mesmo têm toda a vantagem em delegar externamente toda esta gestão.

Dependendo da dimensão da organização, do número de anos de contrato e do tipo de mercado (educação ou corporativo) o valor deste tipo de serviço pode variar entre valores inferiores a um euro e valores que poderão situar-se ligeiramente acima de dois euros.