O TeK falou com Laura Batten, responsável pela equipa que faz a monitorização do serviço, pertencente à Disney Interactive, sobre as medidas de segurança implementadas.

TeK: Apostaram numa estratégia de segurança forte no Club Penguin. Considera que parte do grande sucesso do portal resulta dessa aposta?

[caption] [/caption]

L.B.: Todos os pais querem naturalmente que os seus filhos estejam em segurança, seja no mundo real ou quando acedem à Internet, por isso acho que os educadores apreciam e valorizam o nosso esforço. No Club Penguin os pais podem estar completamente "descansados" porque com as medidas de segurança que desenvolvemos não há forma dos seus filhos partilharem informação pessoal ou dados que tragam algum inconveniente: podem estar concentrados apenas em brincarem.

Temos aquilo que acreditamos ser a tecnologia líder em termos de filtragem. Toda e cada uma das palavras escritas pelas crianças no chat passa por uma white list que construímos de raiz e que nos permite bloquear os termos relativos à informação pessoal ou outros que consideramos inapropriados: é impossível partilhar dados pessoais dessa forma.

Também temos uma grande equipa de moderadores que zelam pelo bem-estar das crianças que jogam no Club Penguin.

TeK: Como é que funciona este sistema de moderadores?


L.B.:
Num primeiro momento, baseia-se na tal whitelist, que checa cada uma das palavras escritas. Adicionalmente, desenvolvemos uma funcionalidade que se chama "safe chat", que vai além disso e analisa combinações de palavras ou palavras usadas foras de contexto, tudo com o propósito de evitar que as crianças partilhem ou digam algo que não devam online.

Temos também o "reporting" - no canto superior direito do ecrã temos o símbolo M, de moderador, que quando clicado aciona um canal de comunicação com o moderador ao qual as crianças podem recorrer sempre que se sentirem desconfortáveis com alguma coisa que se passe. O moderador vai depois verificar se realmente há razão para intervir.

Temos equipas de moderadores em todo o mundo que falam inglês, espanhol, português, alemão e francês, 24 horas por dia, sete dias por semana. Para Portugal e para o Brasil temos vários moderadores - dois na Europa e um grupo mais alargado na América Latina.

TeK: Costumam receber emails de pais interessados em saber mais sobre as políticas de segurança do Club Penguin ou interessados em conhecer mais sobre o portal no geral?


L.B.:
Sim, recebemos chamadas e emails de pais que querem saber mais sobre a nossa estratégia de segurança, mas também sobre como manter as crianças seguras online no geral. Ficamos muito satisfeitos com esses contactos porque revelam que os pais estão realmente interessados naquilo que os seus filhos fazem online e em ensiná-los a navegar em segurança.

A estratégia do Club Penguin também assenta nesse envolvimento dos pais: que podem ter acesso à conta dos seus filhos para estabelecer limites aos tempos de jogo, consultar o historial, etc. Também os informamos das medidas de segurança, de reporting e de análise que implementámos. E sobre a Internet em geral, também temos alguns conselhos para dar.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico