A SAP tem investido em força na na nuvem e na extensão das suas ofertas on premise ao ambiente cloud, procurando flexibilizar os modelos de subscrição do software que comercializa, e oferecendo soluções mais interessantes do ponto de vista da redução dos custos totais.



À data, a empresa oferece mais de 20 soluções e suites na cloud para áreas como os recursos humanos; área financeira; clientes; fornecedores e colaboração. A unidade dedicada aos negócios cloud conta com uma equipa de 4.500 funcionários.



Para 2013, a SAP espera receitas de subscrição e suporte de serviços cloud na ordem dos 750 milhões de euros, contra 343 milhões em 2012, um crescimento impulsionado pelo aumento do número de clientes neste tipo de ofertas, que é atualmente de 29 milhões. Um número que soma utilizadores de aplicações e utilizadores em redes de negócios.



Carlos Diaz explicou ao TeK as principais apostas da multinacional alemã nesta área, numa conversa onde explicou que a transformação do negócio da SAP, para abraçar tendências como a cloud ou a mobilidade, tem sido feita de forma suave, para dentro e para fora da organização.



As aquisições têm ajudado a diversificar o portefólio de soluções, mas o crescimento orgânico, tem sido a principal aposta da empresa. Nesta estratégia, a plataforma SAP Hana assume lugar de destaque.



O responsável falou ainda sobre o mercado português e a procura local por soluções cloud, aproximando a realidade portuguesa do resto da Europa, nas prioridades para otimizar o negócio e os custos como grande driver para a adoção de novas soluções tecnológicas.

[caption]Nome da imagem[/caption]

TeK: A SAP tem vindo a fazer uma forte aposta na cloud. Para o resto do ano que novidades está a companhia a preparar ainda nesta área?

Carlos Diaz:
A SAP vai continuar a desenvolver a sua estratégia de cloud com base na combinação de quatro ingredientes chave, que tornam a nossa oferta de cloud única e inigualável. Estamos a falar da combinação das soluções de mobilidade, da facilidade de utilização da cloud, da simplicidade da analítica em contexto e da capacidade de qualquer negócio operar em tempo real.

A SAP disponibiliza o mais completo portefólio de soluções na cloud, com mais de 20 soluções e suites, que se focam em processos críticos de negócio relacionados com os recursos humanos, área financeira, clientes, fornecedores e colaboração. O objetivo é levar o alcance da cloud a novos serviços de colaboração, serviços de informação, como é o caso do BI na cloud, e serviços de mobilidade.



TeK: Em que áreas está a companhia a trabalhar em novas soluções e conceitos que permitam alargar a oferta cloud atual?

Carlos Diaz:
Ao combinarmos os quatro ingredientes atrás referidos, estamos a reinventar o negócio em tempo real. Neste contexto, e apenas para mencionar alguns exemplos, estamos a trabalhar em conceitos e soluções tais como: Connected Cars; Smart House; Smart Logistics; Smart Cities; Smart Vending, entre outros.
Estamos também a ajudar as startups a alavancarem as nossas soluções de negócio em tempo real (SAP HANA), contribuindo para o desenvolvimento de novos modelos de negócio.



TeK: No que se refere ao mercado português, como pretendem fazer expandir a oferta?
Carlos Diaz:
Os planos para Portugal são uma extensão da estratégia que a SAP está a implementar a nível internacional. Obviamente, há alguma adaptação ao mercado português, mas de forma geral todas as ofertas de Cloud da SAP estão ou irão estar disponíveis neste mercado. Esta área de negócio deverá ser um dos motores de crescimento do negócio local. A oferta de cloud terá um foco especial por parte dos nossos parceiros e da nossa equipa comercial, e esperamos uma grande adesão por parte dos nossos clientes.



TeK: Em Portugal a SAP também pretende continuar a alargar o número de ofertas comercializadas de forma direta pela companhia?

Carlos Diaz:
Sim, as ofertas em cloud podem ser adquiridas diretamente pelos nossos clientes, sendo que também podem ser revendidas por parceiros, mas mantendo o modelo de Cloud Pública da SAP. Por outro lado, estamos a desenvolver com alguns parceiros selecionados (como é o caso da Portugal Telecom), modelos avançados de revenda das soluções SAP, que estão embebidas nas suas infraestruturas e são oferecidas em modelo de cloud, mas com os seus próprios modelos de licenciamento.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.