Em reconhecimento dos "serviços prestados para o desenvolvimento global da Internet" com a criação da World Wide Web, Tim Berners-Lee, actual director do World Wide Web Consortium (W3C), será nomeado cavaleiro pela rainha da Inglaterra, anunciou recentemente o W3C.




A distinção atribuída a Berners-Lee, actualmente com 48 anos, será a de "Knight Commander", a segunda distinção mais alta da Ordem do Império Britânico.




"Esta é uma honra que se estende a toda a comunidade de desenvolvimento da Web e aos criadores e àqueles que contribuíram para a Internet, cujo trabalho fez com que a Web fosse possível" afirma Berners-Lee numa declaração oficial. "Aceito-a a título de crédito do espírito da Web; de a construir de uma forma descentralizada; de fazer os esforços necessários para a manter aberta e justa; e de assegurar que as suas tecnologias fundamentais são disponibilizadas a todos para o uso alargado e inovação, sem que seja necessário o pagamento de licenças".




Berners-Lee formou-se pela Universidade de Oxford em 1976. Aí construiu o seu primeiro computador. Em 1980, escreveu o seu primeiro programa para armazenamento de informação, na altura em que trabalhava como consultor de engenharia de software para o CERN. O programa Enquire - que nunca chegou a ser publicado - formou a base conceptual para o desenvolvimento posterior da Web, de acordo com informação do W3C.




Ainda no CERN, em 1989, propôs um projecto de hipertexto, concebido para permitir que as pessoas pudessem trabalhar em conjunto, combinando o seu conhecimento numa Web de documentos em hipertexto. Esse projecto ficaria conhecido como a World Wide Web. A Web funcionou primeiro dentro do CERN, e no Verão de 1991 foi disponibilizada na Internet.




Em 1994, Berners-Lee criou o World Wide Web Consortium, onde actualmente assume a função de director.




Notícias Relacionadas:


2003-05-23 - W3C adopta política de patentes de tecnologias Web que integra padrões livres de royalties

2002-05-25 - Prémio Príncipe das Astúrias foi atribuido aos pais da Internet

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.