Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web foi o primeiro vencedor do, até à data, maior prémio monetário para a área da tecnologia, o Millennium Technology Prize, atribuído pela Finnish Technology Award Foundation.
A escolha de Berners-Lee pelo conselho de administração daquela fundação finlandesa para vencedor deste novo prémio foi, segundo a própria, "realizada de forma unânime". O nome do criador da World Wide Web salientou-se de entre quase 80 cientistas concorrentes, de mais de 20 países.
O prémio, de futura atribuição bienal, destina-se a destacar internacionalmente "inovações tecnológicas de grande importância destinadas a promover a qualidade de vida e o desenvolvimento económico e social", refere a FTAF.
Berners-Lee formou-se pela Universidade de Oxford em 1976, tendo construído aí o seu primeiro computador. Em 1980, escreveu o seu primeiro programa para armazenamento de informação, na altura em que trabalhava como consultor de engenharia de software para o CERN. O programa Enquire - que nunca chegou a ser publicado - formou a base conceptual para o desenvolvimento posterior da WWW.
Actualmente, Tim Berners-Lee é professor no MIT Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory, nos EUA, tendo sido armado cavaleiro da Ordem do Império Britânico no início deste ano.
O criador da Web é ainda director do World Wide Web Consortium (W3C), organização que fundou em 1994.
Notícias Relacionadas:
2004-01-23 - Criador da Web armado cavaleiro da Ordem do Império Britânico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários