Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web foi o primeiro vencedor do, até à data, maior prémio monetário para a área da tecnologia, o Millennium Technology Prize, atribuído pela Finnish Technology Award Foundation.



A escolha de Berners-Lee pelo conselho de administração daquela fundação finlandesa para vencedor deste novo prémio foi, segundo a própria, "realizada de forma unânime". O nome do criador da World Wide Web salientou-se de entre quase 80 cientistas concorrentes, de mais de 20 países.



O prémio, de futura atribuição bienal, destina-se a destacar internacionalmente "inovações tecnológicas de grande importância destinadas a promover a qualidade de vida e o desenvolvimento económico e social", refere a FTAF.



Berners-Lee formou-se pela Universidade de Oxford em 1976, tendo construído aí o seu primeiro computador. Em 1980, escreveu o seu primeiro programa para armazenamento de informação, na altura em que trabalhava como consultor de engenharia de software para o CERN. O programa Enquire - que nunca chegou a ser publicado - formou a base conceptual para o desenvolvimento posterior da WWW.



Actualmente, Tim Berners-Lee é professor no MIT Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory, nos EUA, tendo sido armado cavaleiro da Ordem do Império Britânico no início deste ano.



O criador da Web é ainda director do World Wide Web Consortium (W3C), organização que fundou em 1994.



Notícias Relacionadas:
2004-01-23 - Criador da Web armado cavaleiro da Ordem do Império Britânico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.