Diogo Vasconcelos, ex-gestor da UMIC e actual consultor do Presidente da República para a área da Sociedade da Informação, vai presidir à décima sexta edição do Congresso das Comunicações da APDC.



A edição deste ano, que decorre entre os dias 14 e 16 de Novembro, terá alterações no formato e introduzirá um conjunto de novos temas como a expansão dos motores de busca e a sua relevância actual na captação de publicidade ou o fenómeno dos blogs e dos espaços online que abrem caminho à criação pessoal de conteúdos e à sua edição.



O novo presidente enumerou ainda, em conferência de imprensa, temas que deverão ter também lugar na agenda do debate para 2006, como a capacidade de assegurar o cariz multicultural da Europa no âmbito da proliferação dos conteúdos digitais, a ubiquidade da Internet, as novas formas de acesso (como o telemóvel), ou no campo da regulação a Revisão 2006, que está em marcha na União Europeia.



Temáticas como o RFID, a Mobile TV ou a televisão digital terrestre terão também espaço no congresso, que este ano aposta num modelo com algumas diferenças, mais suportado em eventos de discussão paralelos que permitam maximizar o tempo disponível. Cada dia terá apenas duas sessões plenárias, de enquadramento, seguidas por várias sessões simultâneas.



Diogo Vasconcelos sublinhou que o congresso da APDC é o grande evento do sector realizado em Portugal antes do país assumir a presidência da União Europeia, podendo por isso ser útil para elencar preocupações e prioridades.



A edição 2006 do Congresso das Comunicações vai voltar a ter transmissão em directo via Internet apresentando este ano também a possibilidade de colocar intervenientes à distância a fazerem questões ao painel.



A APDC espera este ano cerca de 2 mil congressistas nos três dias de evento. A agenda do congresso será divulgada depois do Verão.



Notícias Relacionadas:

2005-09-21 - 15º Congresso da APDC reintroduz discussão sobre regulação

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.